A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) realizará durante o mês de agosto a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos na Área Rural de Botucatu. A estimativa é que sejam imunizados aproximadamente 4 mil animais acima dos 3 meses de idade. Na área urbana, a Campanha Antirrábica será no mês de setembro.
A Raiva é uma doença fatal, que pode contaminar todos os mamíferos, inclusive o homem. Os morcegos hematófagos são os principais transmissores do vírus rábico, pois ao sangrarem os animais de produção, para se alimentarem, acabam transmitindo a doença.
“Embora não tenhamos o vírus rábico circulando entre os cães e gatos, os animais podem contrair a doença ao entrarem em contato com a saliva de animais infectados: morcegos e animais de produção, como equinos, bovinos, caprinos e suínos”, explica Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.
A VAS recomenda que os proprietários de rebanhos vacinem seus animais contra a raiva e comuniquem o Escritório de Defesa Agropecuária (3882-2960), caso percebam que os animais foram sangrados por morcegos ou manifestem sintomas característicos da raiva, como dificuldade de engolir, paralisia dos membros, dificuldade em ficar em pé e se levantar.
A orientação é que não se capture morcegos de qualquer espécie, evitando o contato com a saliva de animal de produção ou doméstico suspeito de raiva.
Qualquer acidente como mordedura, arranhadura ou lambedura requer lavagem imediata do local afetado com água e sabão e procura de atendimento médico com urgência.

 

(da assessoria)