Viaduto Josey de Lara Carvalho
O site do DNIT divulgou no ultimo dia 5/12, que as obras de construção do viaduto sobre a linha férrea, interligando o Jardim Arlindo Durant (Leste) e o Jardim Paraíso e região Norte de Botucatu, foram encerradas. O investimento do Governo Federal foi de R$ 22 milhões na obra que traz melhorias à mobilidade urbana, reduzindo os riscos de acidentes.
O investimento começou em agosto de 2017, depois de uma longa negociação que começou na gestão de João Cury e foi iniciada na gestão de Mário Pardini.
O pedido foi encaminhado pelos ex-vereadores Reinaldinho e Josey de Lara Carvalho (ambos então no PL) ao ex-Deputado Milton Monti, que fez emenda incluindo a obra no orçamento da República. Ele conseguiu recursos para os viadutos em Botucatu e outro em Avaré, também concluído.
Josey de Lara Carvalho faleceu sem ver a obra sequer iniciada. O viaduto vai ter o nome do advogado e ex-vereador, em homenagem prestada pelo Legislativo e Executivo.
O viaduto tem 140 metros sobre a linha férrea e o rio Lavapés, interligando a região da rodovia Alcides Soares e a Avenida José Barbosa de Barros, um dos acessos ao câmpus da FCA e FMVZ Unesp, além do Distrito de Vitoriana e Rio Bonito.
O município está finalizando 700 metros em asfalto, sinalização e infraestrutura de drenagem. De acordo com o prefeito Mário Pardini a obra deve ser entregue até o inicio de 2020. São avenidas largas, com duas rotatórias, uma no Arlindo Durant e outra no cruzamento com a Vicinal Alcides Soares.
A reportagem cita que a obra exigiu desafios na resolução dos problemas. Por exemplo fazer mais de 16 mil viagens com caminhões basculantes para aterrar um desnível de 30 metros. foram removidos 200 mil m³ de terra.
O DNIT destacou ainda que foi solucionada uma grande erosão no local, com a construção de um canal de 400 metros lineares, com redutores de velocidade dispersando de água que são direcionadas ao ribeirão Lavapés.

 

(com informações dos sites do DNIT e Estradas.com.br)