Até o momento Botucatu registrou 14 óbitos, sendo 6 de idosos que estavam em duas casas de repouso e o restante em outras faixas etárias. Por conta disso a Secretaria de Saúde e a Prefeitura montaram uma operação de controle com equipes de saúde e fiscalizações permanentes.
A Prefeitura de Botucatu está concentrando toda sua equipe de fiscalização para acompanhar os procedimentos de bloqueios nas casas de repousos que funcionam na cidade e também para acompanhar pacientes aguardando resultados de exames e pacientes em recuperação residencial que não estão respeitando o quarentena e recuperação domiciliar. A informação foi dada pelo prefeito Mário Pardini na manhã deste sábado em entrevista na Rádio Clube FM.
De acordo com a entrevista, toda equipe que estava atuando nos centros comerciais na fiscalização e distribuição de máscaras de rosto foram remanejadas, inicialmente para reforçar o bloqueio sanitário nas clinicas de repousos, após o surto em duas casas que promoveram a morte de 6 pessoas e deixou dezenas de doentes leves em isolamentos domiciliares ou internados em enfermarias.
“Assim que surgiu o surto remanejamos essas equipes que ajudavam nas fiscalizações para as clínicas de repousos para evitarmos novos surtos como o que aconteceu nas duas casas de repousos. Metade dos óbitos que tivemos lamentavelmente foram em casas de repousos praticamente. Foram seis óbitos de idosos enquanto que em tivemos 8 outros casos em outras faixas etárias”, disse.
O prefeito revelou que visitas surpresas estão sendo feitas nas residências de pessoas que estão aguardando o resultado dos exames de sintomas gripais e em quarentena domiciliar do quadro de Covid 19.
“Existe recomendação para que a pessoa aguarde o resultado dos exames em casa e tem gente visitando amigos, indo ao bar, padaria, isso não pode. Tem também paciente em recuperação de coronavirus que não estão respeitando as quarentenas. Por isso estamos fazendo visitas sem avisar o horário. Isso está acontecendo em todos que estão em recuperação”, salientou.