A Guarda Civil Municipal de Botucatu fechou o balanço do terceiro trimestre de 2019. De janeiro a setembro deste ano foram contabilizadas 38.151 ações, das quais se destacam 157 prisões em flagrante delito e 140 condenados pela justiça capturados.
O número de casos de perturbação de sossego e auxílio ao migrante atendidos pela GCM também foram relevantes.
No último trimestre foram 460 ocorrências atendidas pela Guarda relacionadas a perturbação do sossego. No ano foram 1.533 até o momento e 360 de apoio a transeuntes e moradores de rua.
“A GCM de Botucatu atua tanto no combate ao crime, quanto na manutenção do sossego público e no apoio a pessoas sem abrigo. O apoio da população e o ótimo relacionamento que temos com a Polícia Militar e a Polícia Civil são fundamentais para termos uma cidade segura”, afirma Marcelo Emílio de Oliveira, Secretário Municipal de Segurança.

NÚMEROS DE 9 MESES DE 2019
38.151 – Atendimentos em geral
1.533  – Ações de Perturbação do Sossego/ano
460 – Casos de Perturbação em 3 meses
157  – Prisões em flagrante
140  – Condenados capturados


PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR

Destro é comandante da GCM | Fotos GCM

O grande foco da GCM são as ações preventivas que somam 22.213 situações em todo o ano. Essas ações ganharam um importante reforço na última semana com a aquisição de 6 novas viaturas para a Guarda.

Cinco veículos modelo Spin foram comprados com recurso próprio do Município, e uma sexta viatura adquirida em parceria com o Conselho Municipal de Defesa à Criança e Adolescente (CMDCA). Foram investidos R$ 465.141,21, com economia de mais de R$ 50 mil na aquisição e estruturação dos veículos.

As novas viaturas foram equipadas, caracterizadas e já estão sendo utilizadas.

“Os novos carros, além de mais conforto aos Guardas que estão trabalhando diariamente por nossa Cidade, darão uma condição melhor para o patrulhamento. Nosso objetivo é continuar investindo em nossa Guarda Municipal, e renovar toda a frota até o final da gestão”, afirmou o Prefeito Mário Pardini.

Com estas novas viaturas, a Guarda Civil Municipal contará com 15 veículos, sendo 2 vans, 3 caminhonetes, 4 motocicletas e 6 carros.