No próximo dia 28 de maio, sindicalistas e políticos da região estarão participando de uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Araraquara, com objetivo de discutir o impacto da venda da Embraer para a Boeing, naquela região.
De acordo com a divulgação feita pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Araraquara e pela CUT – Central Única dos Trabalhadores, existe o temor de que a venda da empresa desenvolvedora de aviões brasileira venha a fechar postos de trabalho na cidade e em Gavião Peixoto.
Dirigentes dos sindicatos de metalúrgicos de Botucatu e São José dos Campos, deverão participar da audiência pública, assim como técnicos do Dieese e de pesquisadores universitários que pesquisam o mercado aeronáutico brasileiro e a concentração que está ocorrendo no mercado de aviação mundial.
Em São José dos Campos, há cerca de três semanas aconteceu um encontro sobre a venda da empresa, em uma livraria daquela cidade.
“Vamos participar do encontro com nossos diretores que trabalham na Embraer e em outras empresas da cidade. Nossa preocupação é semelhante à dos trabalhadores de Araraquara e Gavião Peixoto”, afirmou José Carlos Lourenção, diretor dos metalúrgicos de Botucatu.
Questionados sobre a realização de um evento semelhante em Botucatu, sindicalistas dizem que o assunto está em pauta e que estão sendo feitos encontros individuais entre prefeitos e vereadores das cidades da região, para observar a preocupação sobre o emprego em Botucatu.
Diariamente trabalhadores de Lençóis Paulista, Areiópolis, São Manuel, Itatinga, Pardinho, Bofete entre outras viajam para Botucatu, onde estão empregados na Embraer.
Em Botucatu os encontros estão sendo realizados na porta da fábrica e em conversas com vereadores e lideranças empresariais que começam a temer a falta de emprego e queda nas vendas do comércio.

(com jornal Leia Noticias)