Tenente Coronel Libero Onoda Luiz Caldas, botucatuense que está no comando da Esquadrilha da Fumaça discursa marçando o inicio das operações da EDA em 2017-Foto Esquadrilha da Fumaça-EDA

A Esquadrilha de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, a Esquadrilha da Fumaça, foi outorgada pelo Guiness Book of Record, com um diploma pela manobra com a maior quantidade de aeronaves em voo invertido feito no mundo, há 10 anos.

A superação mundial da Esquadrilha aconteceu em 2006, quando a Fumaça quebrou pela terceira vez o próprio recorde, voando com 12 aeronaves ‘de ponta cabeça’.

O prêmio foi recebido pelo comando da Força Aérea Brasileira e Esquadrilha da Fumaça, que tem como líder o botucatuense, o Tenente Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, filho do atual secretário de Cultura e ex-vice-prefeito Antônio Luiz Caldas Junior.

Da equipe que quebrou o próprio recorde, informou o site especializado em mercado de defesa, Defesanet, dois pilotos participaram da solenidade: O Coronel Aviador Afonso Henrique Junqueira de Andrade Junior e Coronel Ricardo Beltran Crespo.

Ao receber o prêmio, em solenidade na sede da Esquadrilha da Fumaça em Pirassununga, o coronel Libero Onoda Luiz Caldas, destacou em seu discurso que presenciou a façanha, bem antes de entrar na Força Aérea.

“E uma honra poder recebê-los de tão longe para que possam nos entregar o certificado. Tenho certeza de que, para a geração que esteve presente no momento, teve significado importante. Eu mesmo, que ainda pretendia me candidatar para ser piloto da Fumaça, pude presenciar e ver aquele momento impressionante de perto. Agradeço, também, a presença dos representantes da época que se dispuseram a estar conosco para prestigiar esse momento tão significativo para todos os Fumaceiros”, destacou o coronel Libero Caldas.