A festa da padroeira de Botucatu, Sant’Ana, teve uma celebração de forma diferente na manhã deste domingo, 26, às 10 horas. Em razão das restrições provocadas pela pandemia, a missa festiva foi rezada no modelo “drive-in”, com os fiéis devidamente protegidos dentro de seus carros.
Conduziram a celebração campal num palco armado no estacionamento da praça o cônego Emerson Anizi e seu auxiliar, padre Everton Georgetti. Em meio às medidas de segurança rigorosas para prevenir o contágio do novo coronavírus, dezenas de católicos puderam receber a comunhão eucarística sem sair de seus veículos, que lhes foram entregues por um grupo de ministros extraordinários do sacramento.
Com transmissão pelas redes sociais a Festa de Sant’Ana 2020 teve um tríduo com o tema “Fé, Esperança e Caridade”. Paralelamente houve o almoço italiano, servido na manhã de domingo, pelo sistema drive-thru, cujos pratos e outros produtos alimentícios (sopa de mandioca, palha italiana, bolo de Sant’Ana no pote, pastel de banana com doce de leite, X-Catedral e pastéis de carne e de queijo) tiveram vendas por meio de aplicativos.
A festividade foi encerrada na noite do domingo, às 19h30min, com missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Maurício Grotto de Camargo. “Que Sant’Ana abençoe a todos e nos livre da pandemia”, pediu o prelado.
Desde meados as celebrações religiosas estão sendo realizadas de forma privada e sem a presença de fiéis na Arquidiocese de Botucatu, como medida de prevenção de contágios da Covid-19. A expectativa é de que nas próximas semanas o culto público possa ser retomado.
______________________________
Colaborou Gesiel Júnior