O Corinthians terá um novo nome como treinador nesta quinta-feira, 19, Sport Huancayo-PER, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, após a demissão de Vagner Mancini.

E esse treinador tem grande relação com Botucatu. A equipe deverá ser comandada pelo analista de desempenho Fernando Lázaro, filho do maior jogador de futebol da história de Botucatu, o ex-lateral Zé Maria, o Super Zé, ídolo da nação corintiana, Tricampeão Mundial com a Seleção Brasileira na Copa de 1970.

Fernando Lázaro tem 39 anos – faz 40 em junho –, e está em sua segunda passagem pelo clube. A primeira começou em 1999, quando ele ingressou no departamento de informática, e durou até 2016, quando foi convidado para trabalhar com Tite na seleção brasileira. O analista participou da campanha na Copa do Mundo da Rússia e do título da Copa América de 2019.

Antes de ser contratado pela CBF, o profissional chegou a trabalhar como auxiliar de Fábio Carille, interinamente, em 2016.

Um dos responsáveis por implementar a análise de desempenho no Corinthians, Fernando Lázaro voltou ao clube no início deste ano para comandar o Cifut (Centro de Inteligência do Futebol).

Em 2020, ele teve uma breve passagem como auxiliar de Sylvinho no Lyon, da França.

Formado em Educação Física, Fernado Lázaro tem as Licenças A e B da CBF Academy, além do curso de treinadores do Sitrefesp (Sindicato dos Treinadores de Futebol de São Paulo).

“Gosto de futebol, de colaborar, de contribuir, me satisfaz bem o que faço hoje. Trabalhar no campo é uma extensão do que se faz internamente, você vai ficando com mais clareza do processo para entender as demandas reais, são áreas que se complementam, gosto das duas, acho que tenho mais afinidade com fora do campo pelo tempo de prática, mas me adaptei bem também”, disse Fernando.

 

Fernando Lázaro voltou ao Cifut do Corinthians no começo deste ano — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

 

 

Botucatu Online – com informações Globo Esporte