Todas as quartas-feiras, alunos do quarto ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino participam de palestras e orientações no Centro Vivencial de Trânsito “Eng. Sergio Gonçalves”, situado nas dependências do Departamento de Engenharia de Tráfego (Semutran) de Botucatu.
Orientados pelos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Nóbrega e Jayme, os alunos têm aulas diferenciadas de aproximadamente uma hora, onde aprendem orientações de como se comportarem no trânsito como pedestres, para que se tornem multiplicadores de informações levadas a seus familiares.
“Procuramos passar aos nossos alunos a importância da conscientização de estar sempre atentos ao trânsito como pedestres, passageiros ou ciclistas. Cada aluno que aprende, consegue repassar os ensinamentos a amigos do bairro, pai, mãe e irmãos, formando uma rede de difusão dessas orientações ainda maior”, explica o GCM Nóbrega.
No CVT, os alunos participam de uma simulação de vivência no trânsito percorrendo um circuito, com bicicletas, totalmente adaptado aos pequenos, onde ainda são orientados quanto à travessia sobre a faixa de segurança, o significado do semáforo, a importância do agente de trânsito quanto a sua fiscalização, o uso do cinto de segurança e até mesmo a confecção das placas de sinalização realizadas na Semutran.