Entre os dias 20 e 22 de novembro, houve a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, e recebeu, em média, 6 mil visitantes por dia. Estiveram na feira representantes de todos os tamanhos e tipos. O IBD, claro, também esteve presente, além de várias marcas importantes como Cambraia, Orfeu e Santa Mônica, clientes da certificadora, que expuseram as novidades e seus cafés de altíssimo nível.
O diretor executivo da empresa, Alexandre Harkaly, comenta que o foco do IBD é trazer para os produtores certificações nacionais e internacionais e apoiar no alcance do mercado externo.
Na análise de Alexandre, hoje os produtores de café que não buscam melhorar seus processos e certificações nem são considerados por grandes empresas, como Nestlé, McDonald’s e Starbucks.
O IBD atesta a qualidade da produção agrícola, atuando, inclusive, em uma das maiores do país: o café. Vale ressaltar que o primeiro produtor atestado pelo IBD, ainda em 1991, foi uma fazenda do grão.
De acordo com Alexandre, o cliente ainda o acompanha e, agora, o IBD trabalha ao lado de Ana Carolina Corrêa, terceira geração da Fazendo do Retiro.
Na visão da criadora da marca Vidas Gerais, o motivo dessa prestação de serviços duradoura é bem simples: produtos certificados são formas simples de o consumidor contribuir para a preservação do meio ambiente.

 

(da assessoria)