A Justiça Eleitoral indeferiu as candidaturas de Pedro Oliveira e Márcio Oliveira, jovens candidatos a Prefeitura de Botucatu, que não conseguiram reunir a documentação necessária para o registro da candidatura. Com a decisão fica confirmada a existência de 4 candidatos deferidos: Mário Pardini, Mário Ielo, Izaias Colino e Priscila Firmino, respectivamente do PSDB, PDT, PSL e PT.
O julgamento do registro do PCO foi no dia 1º de novembro e vale para os candidatos a prefeito e vice, considerando que nos próximos dias o TRE-SP deve analisar o pedido do Partido da Causa Operária para ‘deferimento’ do registro de candidaturas.
A decisão de não aceitar o registro da candidatura do Partido da Causa Operária deve-se ao fato de o partido não ter apresentado todos os documentos exigidos da convenção e dos candidatos, além de perdas de prazos importantes do calendário eleitoral.
Segundo a Justiça Eleitoral o candidato a Prefeito proposto pela Causa Operária não está regularizado para participar das eleições, considerando que Pedro Oliveira, foi candidato a deputado federal, na ultima eleição, e não prestou contas e fez revisão biométrica.
Nos meios políticos e da justiça eleitoral, o entendimento é o de que o partido não tem candidatos registrados e por isso o órgão estadual não vai permitir um registro extraordinário de candidatura fora do prazo, considerando todas as possibilidades de regularização que o partido e candidatos tiveram ao longo do processo de registro de candidaturas no Cartório eleitoral.
O partido alega que o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários está regular e por isso entende que vai disputar o processo eleitoral em Botucatu pela primeira vez. Apesar da decisão indeferindo o registro, o Cartório Eleitoral informou que os nomes dos candidatos do PCO, Pedro Luiz Pimentel e Mário Oliveira aparecerão nas urnas eletrônicas, mas qualquer voto dado nessa legenda vai ser considerado nulo. É que as mídias foram preparadas antes da decisão.
Nas ruas – Enquanto o PCO briga na justiça para manter-se no páreo eleitoral, as candidaturas mais organizadas seguem pelas ruas e empresas pedindo votos. O final de semana foi de muita reunião para os 4 candidatos e teve até carreata.
Por outro lado os candidatos a vereadores disputaram o movimento de pessoas circulando na Rua Amando de Barros e Major Matheus no ultimo sábado. No domingo e segunda-feira, muitos candidatos foram vistos circulando nos cemitérios da cidade, pedindo votos. Todos mantiveram distanciamento social e uso de mascaras.