O HCFMB divulgou na tarde desta quinta-feira (14), que a ocupação dos leitos para Covid 19 no hospital estão chegando ao limite. São 44 pacientes internados, sendo 13 positivos em uma UTI específica com 16 leitos para o vírus da pandemia. A ocupação é de 87% das camas e equipamentos da unidade intensiva.
A enfermaria de Covid 19, onde estão os pacientes com suspeitas de doenças respiratórias e coronavírus têm 31 pessoas, sendo 9 na UTI. A unidade hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde atende a todas as cidades da região, totalizando cerca de 2 milhões de pessoas.

EXAMES

“De 31 de março até a data de hoje (14), foram realizados 1029 exames de Covid-19 no Hemocentro do HCFMB. Destes, 79 foram positivos (8%), sendo 48 da cidade de Botucatu. É importante destacar que este dado engloba tanto pacientes internados quanto em isolamento.”, destacou a nota do hospital.
Por outro lado, o prefeito Mário Pardini informou na manhã desta quinta-feira, que foram realizados mais de 700 exames de identificação de pessoas que tiveram coronavirus e foram assintomáticos. Desse total, apenas 2 pessoas tiveram a doença, os demais não tiveram contato com o virus.
De acordo com o prefeito esses exames servem para identificar quem teve contato com o virus. Se muitos exames tivessem confirmado o Coronavírus, o chamado efeito rebanho, indicaria enfraquecimento do virus sobre as demais pessoas que ainda não tiveram contato com a doença.
O exame está sendo realizado em parceria com o Departamento de Saúde Publica da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu.

 

(com assessorias)