O comércio de Botucatu já definiu seu esquema de funcionamento para o Carnaval de 2019, que este ano ocorre em 5 de março, conforme consta na convenção coletiva 2018/19 entre os sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e dos Empregados no Comércio (Sincomerciários).
No final de semana que antecede à folia no Sábado dia 2, as lojas abrem das 9 às 17 horas. No domingo (3) não haverá expediente.
Na segunda-feira, dia 4 de Março, as lojas estarão fechadas. Isso ocorre pela troca do dia 4, um dia normal de trabalho, pelo feriado Paulista do dia 9 de Julho (da Revolução Constitucionalista de 1932).
Na Terça feira, dia 5 de Março, não haverá funcionamento das lojas.
De acordo com nota distribuída pela ACE-CDL, o expediente de atendimento ao público no comércio voltará ao horário normal na quarta-feira, dia 6, das 9 às 18 horas.

 

ACORDO É QUESTIONADO POR PARTE DA POPULAÇÃO

O Calendário do Comércio para o Carnaval com a troca da segunda-feira de Carnaval pelo feriado de 9 de julho foi considerado uma grande conquista dos trabalhadores do comércio, estando em vigor há vários anos.
Nesta semana o site Leia Noticias identificou na rede social que tem um acirrado debate sobre o fechamento das lojas na segunda feira.
Alguns consumidores consideram um absurdo as lojas fecharem no dia 5 de março, “quando poderiam lucrar” com vendas para outras categorias que não estariam trabalhando. O argumento é de que esses consumidores irão para Bauru, Piracicaba ou São Paulo.
Na defesa dos Comerciários, o argumento é o direito dessa categoria também ter feriados emendados como o setor público municipal, estadual e federal, além algumas indústrias, que usam bancos de horas.
Na segunda-feira de Carnaval diversos serviços funcionam em Botucatu, como consultórios médicos e dentistas, oficinas; lojas que não são do setor varejista, postos de combustíveis e o shoppings Botucatu e Boulevard.
Segundo a Convenção Coletiva do Trabalho entre comerciantes e comerciários, postos de combustíveis e gás, lojas do Shopping Botucatu e das redes de Supermercados têm regulamentações de funcionamento diferenciada em feriados.
No Brasil, embora em todo país não se trabalhe na terça-feira de Carnaval, a data não é feriado nacional.

(com assessoria)