Na última terça-feira (17), cerca de 33 mil detentos deixaram temporariamente os mais de 180 presídios do estado de São Paulo, beneficiados pela chamada “saidinha temporária”. Em Botucatu, 124 presos estão entre os que receberam o benefício, conforme informado pela Delegacia Seccional de Polícia.

Esses detentos, que cumprem penas em presídios e estabelecimentos prisionais da região, têm retorno previsto para o próximo dia 23 de setembro. As forças de segurança da cidade estão em alerta, realizando o monitoramento rigoroso dos indivíduos que saíram. O delegado seccional de Polícia, Dr. Lourenço Talamonte Neto, declarou que as autoridades possuem a relação completa dos detentos, incluindo seus nomes e endereços. Ele ressaltou que a maioria dos beneficiados é oriunda do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Bauru e outras penitenciárias do estado.

“Estamos acompanhando todos eles de perto, e caso descumpram as medidas impostas, serão imediatamente presos novamente e recolhidos ao sistema prisional”, afirmou o delegado.

A saidinha temporária é um direito garantido pela Lei de Execução Penal para detentos que cumprem pena em regime semiaberto, mas o monitoramento rigoroso das forças policiais visa garantir a segurança da população durante esse período.