Uma grande ação de testagem de idosos de instituições de longa permanência (casas de repouso) está sendo desempenhada pela Secretaria Municipal de Saúde, em Botucatu, segundo anunciou o prefeito Mário Pardini em seu perfil no Facebook.

Até o fim da última terça-feira (16), 218 coletas de exames RT-PCR (o mais completo) foram realizadas, em 15 instituições na Cidade. Outros 29 testes foram realizados anteriormente em 2 casas de repouso onde foi detectado o surto de COVID-19, no início deste mês de junho.

Dessas coletas, 128 já resultaram negativo em 6 casas, e outros 90 exames de 9 casas de repouso aguardam resultado nos próximos dias, divulgou.

As equipes da Saúde colherão ainda, até o final de semana, material de mais 61 idosos de outras 7 instituições, totalizando 308 testes nessa população de alta vulnerabilidade ao Covid-19.

“Esse trabalho chegará também a todas as residências terapêuticas do Hospital CAIS Cantídio de Moura Campos, além das três residenciais terapêuticas municipais, onde serão testados todos moradores e funcionários”, completou André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

EXAMES EM FUNCIONÁRIOS

Os funcionários e cuidadores das instituições também estão sendo testados. Este público é composto por 233 profissionais que já coletaram ou estão em processo de agendamento para coleta durante essa semana nos postos de saúde do Município.

De acordo com Pardini, em entrevista na Rádio Clube FM, o surto de Covid 19, que matou 3 pessoas de casas de repouso e deixou dezenas de doentes em isolamento social, teria sido levado por um funcionário das casas de repousos.

“Os funcionários dessas casas de repouso não deixam de ter uma vida particular e pelas suspeitas que estamos investigando, provavelmente uma funcionária teria contraído o vírus e não atentou aos cuidados de higienização”, argumentou.