O Hospital das Clínicas das Faculdade de Medicina de Botucatu divulgou na tarde de sábado, dia 21, redução do número de leitos UTI destinados para tratamento da Covid-19, de 30 para 24 unidades.
Na semana passada, a taxa ficou em 63%, com  30 leitos disponíveis e agora, com 24 leitos, está em 83% de ocupação da UTI.
Com o corte de leitos, haverá diminuição nos repasses do Ministério da Saúde para os Hospitais. Diz o artigo 2º da que portaria que as habilitações de leitos especiais para Covid-19 poderão ser encerradas a qualquer tempo, caso seja finalizada a situação de emergência de saúde.
Durante o atendimento da pandemia, os leitos de UTI no HCFMB eram 16 e subiu para 30 leitos. A nota técnica está disponível no site do Ministério da Saúde
Em comunicado o HCFMB comentou o fato:
“Por determinação do Ministério da Saúde, conforme a Portaria nº 3.124 publicada em 18 de novembro de 2020, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) passa a operar com 24 leitos de UTI COVID-19. Desde o mês de junho, o HCFMB totalizava 30 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado de COVID-19. A partir de hoje, a taxa de ocupação dos leitos de UTI do HC será calculada com base nestes 24 leitos”.