O Ministro da Saúde Ricardo Barros esteve em Botucatu e São Manuel, na manhã deste sábado, 16/12. visitando instituições de saúde em Botucatu e São Manuel. O Ministro estava no norte do Paraná, de onde saiu no final da madrugada em direção a Botucatu. Depois dos compromissos nas duas cidades, o ministro viajou para a região de São José do Rio Preto.
Em São Manuel, por volta das 8h30, acompanhado pelo vice-prefeito no exercício do cargo de prefeito, Major Rubin e o deputado federal Milton Monti, o Ministro visitou o Hospital “Casa Pia São Vicente de Paula”. O ministro foi recebido pelo diretor clinico do hospital Kandir Dinhane que reivindicou ajuda federal em repasses e equipamentos.
Em Botucatu, por volta das 10h00, o ministro anunciou a elevação do teto do Sistema Único de Saúde, de cinco para seis milhões de reais ao ano. O recurso será utilizado no atendimento do Hospital das Clínicas que atende mais de 400 mil pessoas da região.
A reivindicação é antiga no Comitê Gestor do SUS e Secretaria de Saúde de São Paulo e reforçado com políticas da direção da UNESP e Hospital das Clinicas de Botucatu que pediram apoio ao deputado Milton Monti.
“Estamos atendendo uma demanda do deputado Milton Monti. Fizemos R$ 4,5 bilhões de aporte nesta gestão e que nos permite atender essas demandas. Esse repasse inicial é um grande avanço no atendimento de Botucatu e região”, disse o ministro Ricardo Barros, em transmissão pela rede social.
O Superintendente do HC, Dr. André Balbi, considerou o momento um fato histórico, conforme divulgou a assessoria do HCFMB.
“A nossa parceria com o deputado Milton Monti, com a Prefeitura e com o Ministério da Saúde nos mostra que, a partir de hoje, temos um HCFMB mais forte. Esse aumento é de suma importância para o destino e avanço do Hospital, que visa à humanização e prioriza o bom atendimento ao paciente. Muito obrigado”, disse.
O Deputado Federal Milton Monti comentou que este trabalho tem como objetivo melhorar a aplicação de recursos públicos.
“Nossa meta é multiplicar o bom atendimento à população do nosso país. Sinto muita satisfação por essa portaria assinada, fruto de um trabalho árduo, de muito tempo. Estamos muito felizes por mais essa realização”.
(com informações do jornal Leia Noticias e assessoria HCFMB)