O diretório municipal do PSDB de Botucatu emitiu uma nota dirigida ao presidente estadual da legenda e anunciou a abertura de uma apuração na Comissão de Ética, que deverá apresentar sanções “cabíveis” ao caso, contra o vereador Izaias Colino, o vereador mais votado do PSDB, com mais de 2,2 mil votos em 2016.
Na ultima sessão do legislativo, na semana passada, os vereadores da oposição e alguns aliados da bancada governista, assinaram um documento manifestando repudio ao Governador, por ter chamado um grupo de policiais militares de ‘vagabundos’ em Taubaté, há alguns dias.
Tal declaração de repudio ao governador João Dória teve autoria os vereadores Paulo Renato e Sargento Laudo, respectivamente Guarda Municipal e PM, eleitos em 2016 e dos vereadores do PDT, Carlos Trigo e Rose Ielo.
Izaias não assinou a moção de repúdio, mas votou no plenário a favor.
Na quarta-feira, 23, o Diretório do PSDB convocou uma reunião exclusivamente para debater a posição de diversos vereadores no Legislativo, considerando o Governador ter ajudado Botucatu e não caberia a um vereador da legenda votar a favor do repúdio, podendo causar problemas na captação de recursos para a Cidade, conforme explicou o vice-presidente da legenda e coordenador regional do PSDB.
O nosso líder na Câmara, Zé Fernandes, vendo que essa moção poderia prejudicar Botucatu pediu votação separada e nos causou surpresa um vereador do partido, mesmo com a orientação do nosso líder que orientou a bancada do PSDB sobre o tema. Mesmo tendo sido orientado ele (Izaias) votou a favor da moção. Essa moção é perigosa, pois pode prejudicar a ação do Prefeito para conseguir recursos para a Cidade. Em Botucatu ninguém é contra os policiais reformados, mas não podemos sofrer nenhum tipo de dano colateral, por decisão de um ou grupo de vereadores”, afirmou.
NÃO ESTAVA SABENDO
O vereador Izaias Colino (PSDB) afirmou que tomou conhecimento da decisão do diretório do PSDB de enquadrar sua posição contraria a afirmação do Governador João Dória, criticando policiais aposentados como vagabundos. Colino ressaltou que não assinou o documento do Legislativo, (de co-autoria dos vereadores Laudo (PP) e Paulo Renato (PSC), mas votou a favor do repúdio como vereador.
“Achei desrespeitosa à manifestação do governador sobre a situação de aposentados da polícia militar. A reunião do PSDB foi na quarta-feira e na sexta-feira, tomei conhecimento pelo Facebook do partido. Não fui procurado pelo PSDB passando orientação sobre o assunto e votei a favor, pois achei que o vereador Paulo Renato acertou nessa moção. Eu entendi que não deveríamos criar esse documento, mas o vereador Paulo Renato entendeu que sim e eu votei a favor. O PSDB não me procurou antes, nem depois da sessão da câmara. Não fui procurado e alem disso, o PSDB normalmente costumava respeitar a posição de seus filiados.
Izaias Colino contou que não foi oficialmente notificado da ação na Comissão de Ética e vai aguardar o momento para se defender. Questionado sobre a possibilidade de sair do partido, Colino deixou a questão em aberto e ressaltou que é filiado ao PSDB há cerca de 14 anos.
Recebi tudo isso com uma grande surpresa e ainda não avaliei meus próximos passos. Não fiz nada alem de dar minha opinião. Há algum tempo venho me manifestando a favor da expulsão de Aécio Neves e também fui contra a expulsão do nosso ex-prefeito João Cury do PSDB. Preciso parar para pensar, definir meu rumo partidário, pois se toda vez que opinar na Câmara for punido, melhor tomar outro rumo. Tenho 14 anos de vida partidária e não posso ficar sabendo das coisas pela imprensa. Ficar sabendo por nota de facebook, realmente magoa.















