O morro de Rubião Júnior, em Botucatu, terá limitação de horário para seus frequentadores.

A iniciativa tenta amenizar casos de depredação ocorridos em um dos principais pontos turísticos de Botucatu.

A partir de quarta-feira, 30 de junho, o acesso a turistas será até as 20 horas todos os dias, com exceção de datas onde ocorram celebrações religiosas ou eventos relativos. A decisão reduz em uma hora o que vigorava atualmente.

A nova restrição foi tomada em reunião promovida pela Arquidiocese de Botucatu, Prefeitura Municipal, Guarda Municipal e Conselho Municipal de Turismo.

O novo horário vem a amenizar a presença de pessoas que procuram o mirante para uso de bebidas álcoolicas e entorpecentes. Há um mês, um motorista desceu a escadaria que dá acesso a gruta de Santo Antônio e outros pontos com um Volkswagen Gol. O fato causou repercussão na Cidade e o autor responde por danos ao patrimônio público.

No final de semana uma ação de voluntários resultou na retirada de 200 quilos de lixo na área adjacente a Igreja de Santo Antônio. Em sua maioria, garrafas, latas de alumínio e outros materiais recicláveis. Até mesmo uma privada estava jogada na região.

Para garantir o cumprimento do novo horário, a Guarda Municipal e a Polícia Militar  intensificarão a fiscalização e a Igreja Católica busca atualizar o sistema de monitoramento por câmeras.

 

Notícias Botucatu – Flávio Fogueral