O verde das plantas está cada vez mais presente em casas e apartamentos, a fim de propiciar aos moradores um clima acolhedor. A constatação é de Wesley Vieira Filho, docente de paisagismo e jardinagem do Senac Botucatu. Isso porque, segundo ele, ao mesmo tempo que preenche espaços e torna a decoração mais interessante, a construção de um jardim pode trazer mais naturalidade à rotina, melhorar a qualidade do ar e favorecer a sensação de bem-estar. E para quem deseja ter um local destinado ao plantio de flores e plantas, o profissional orienta sobre o cultivo e planejamento de espaços verdes.

Os primeiros passos, conforme indica Wesley, são definir o espaço e o tamanho do jardim, pensar na posição do sol em relação ao terreno, para que as plantas tomem a quantidade adequada de iluminação, pesquisar as melhores espécies para o ambiente, além de entender o ph do solo e a disponibilidade de água no local.  “Mas o principal, na hora de realizar as escolhas, é saber o que é viável, o que cabe no espaço e o que condiz com a necessidade de uso do lugar.”

É importante escolher as espécies mais adequadas para cada ambiente, compreendendo se elas ficarão num local fechado ou ao ar livre. “Também não se esqueça que um jardim necessita de cuidados diários para se manter saudável”, pontua o docente do Senac. “E a definição do tamanho do jardim será fundamental, pois, a partir do espaço disponível, é possível dimensionar a quantidade dos demais insumos (mudas, adubos, ferramentas) e definir como será o projeto paisagístico.”

Wesley também explica que, em um local onde não há terra ou o espaço é reduzido, os vasos são uma ótima opção. Entretanto, é importante atentar-se para o uso de espécies que sejam adequadas para o plantio em vasos. Uma vantagem dessa alternativa é que esses recipientes podem facilmente ser mudados de lugar e são encontrados em diversas cores, tamanhos, formas e texturas.

Outras técnicas úteis para quem deseja montar o próprio jardim é apostar em bancos e mesas, para aproveitar o espaço de forma mais completa, transformando-o em um local para fazer refeições mais demoradas e reunir pessoas. “Mas atenção, é preciso cuidado ao escolher mobílias externas, pois precisam ser materiais que resistam ao sol e à chuva”, destaca Wesley.

 

Aprendizado

Para quem pretende conhecer mais sobre o assunto e as técnicas, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso 100% on-line de Introdução ao PaisagismoPara mais informações e inscrições, acesse o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-botucatu/cursos-livres/curso-de-introducao-ao-paisagismo

Fonte: Assessoria Senac Botucatu