Kika e Jacque - Facebook
Na última sexta-feira, 19, tomou posse a nova diretoria da Faculdade de Medicina da Unesp, Campus de Botucatu. Assumiram a instituição na Diretoria, a professora Maria Cristina Pereira e a Vice-diretora, Jaqueline Caramori, que comandarão FMB-Unesp nos próximos 4 anos.
A professora Maria Cristina (Kika), ressaltou a necessidade de estimular a comunidade da Medicina a se envolver nos rumos da instituição de ensino e também defender no Conselho Universitário a criação da Faculdade de Enfermagem, que atualmente é um curso dentro da Faculdade de Medicina.
Ela ressaltou que o projeto da nova Faculdade de Enfermagem está pronto e aguarda a aprovação do Conselho Universitário. Sobre os eventuais custos de implantação, a diretora lembrou que seriam mínimos considerando a infraestrutura já existente, os docentes com títulos acadêmicos necessários, entre outras exigências.
A nova diretoria reconhece a necessidade de recompor as relações com os servidores, que no momento da eleição estavam irritados com a instituição e ainda estão por conta dos atrasos no pagamento do 13º salário.
“As eleições da diretoria foi uma longa jornada de 5 debates com a comunidade, 2 turnos eleitorais. Vencemos nos segmentos de alunos e professores e perdemos no segundo turno por uma pequena margem de votos no segmento dos servidores técnicos administrativos. Vamos trabalhar para recompor essa relação, pois precisamos dos servidores técnicos administrativos. Vamos realizar cursos de treinamento e ampliar as nossas relações”.
Entre as propostas que a nova diretoria pretende implantar estão cursos que serão destinados a serviços de saúde direcionados a profissionais e para a comunidade.
“São várias ideias em curso, sendo uma delas, organizar melhor a oferta de cursos de extensão. Já estamos organizando e escola de educação e saúde que passará a oferecer cursos para profissionais, comunidade e hospitais”.
A professora Kika lembrou que alem dos servidores, é necessário ter a participação dos alunos de forma mais efetiva nas discussões da Universidade. Ela destacou que os alunos ainda não participam do Conselho Universitário.
“Vamos trabalhar para que isso mude. Os alunos participaram de forma entusiasmada da nossa campanha e isso até chamou a atenção de outras unidades”.

(com Radio Clube FM/Leia Noticias)