A proximidade da festa do Natal motiva a montagem do presépio nos templos católicos, costume que vem desde a Idade Média. De acordo com o padre Ademar Domingos Roma, pároco da Paróquia de São Benedito, de Botucatu, importante é a tradição de reavivar o ambiente do nascimento de Cristo por meio de manifestações artísticas.
Em breve depoimento gravado e postado nas redes sociais, o sacerdote expôs as origens históricas do presépio e o significado de mantê-lo, durante o tempo do Advento e do Natal, exposto em lugar adequado nas igrejas.
“O presépio, entretanto, jamais deve ser montado em frente ao altar ou em algum outro espaço que impeça a visualização das referências principais em um espaço celebrativo”, realçou.
Na Igreja Matriz de São Benedito a pequena construção e figuras de materiais diversos (barro, madeira, papelão, pó de serra e plantas ornamentais), que representam o estábulo em Belém e as cenas que se seguiram ao nascimento de Jesus, estão dispostos numa área lateral, onde fica a capela de Nossa Senhora do Rosário, o que não tira a atenção dos fiéis durante as celebrações litúrgicas.
Os trabalhos de montagem ocorreram no último dia 30, sob a coordenação do leigo Robson Francisco, com apoio da sacristã Lourdes e dos jovens acólitos Alessandro, Mateus, Manuela e Mariane.
Confira a mensagem do padre Ademar disponibilizada no facebook (aqui)