Como ficará a represa
O prefeito Mário Pardini esteve nesta semana (14/10/19) na CETESB, onde apresentou mais documentos relacionados à construção da represa no Véu de Noiva, que permitirá abastecimento de Botucatu por aproximadamente 40 anos. Essa represa está projetada no Rio Pardo.
Conforme informou na ultima segunda-feira, 14, Pardini fez defesa oral do plano de licenciamento da obra, onde garantiu que todas as exigências estão sendo cumpridas, inclusive duvidas que os técnicos do órgão levantaram.
“Fiz a defesa do projeto, entendendo que ela permitirá o abastecimento de Botucatu por mais algumas décadas, sua importância regional e apresentamos novos documentos que foram solicitados à medida que o projeto avança”, destacou o prefeito.
“Eles pediram informações sobre a obra de represamento, plano relacionado à preservação da fauna e flora e pediram detalhes sobre alguns afluentes que fazem parte da bacia do Tietê, como o Pardo e o Tejupá, entre outros. Questões muito técnicas sobre armazenamento, tempo médio de retenção de águas, entre outras”, finalizou.

COMPLEXO

Pardini ressaltou ainda que saiu otimista com a obra, ansioso pelo licenciamento de instalação e construção da represa, ambicionada desde o tempo em que o atual chefe do executivo era Superintendente da Sabesp.
“É muito complexo a construção de uma represa e estamos falando de uma das maiores obras de abastecimento e represamento em andamento no Estado”, destacou.
A CETESB deve se manifestar sobre os documentos apresentados pela Prefeitura de Botucatu e a defesa oral da obra feita pelo prefeito na próxima semana.
“Agora é aguardar, estou muito otimista, pois já estamos vendo cidades na região, sem abastecimento e ainda nem começou o verão”, comentou na ultima segunda.

LICITAÇÃO

A obra que dará forma à represa do Véu de Noiva no Rio Pardo já tem um consórcio de empresas selecionado em licitação publica conduzida pela Sabesp, que executará a construção do barramento.
Em abril o consórcio DP Barros, Novatec Construções e ETC Empreendimentos venceram a licitação com o valor de R$ 44.300.000,00.
O projeto prevê a inundação de 150 hectares de área entre os municípios de Botucatu e Pardinho. Diversos proprietários de terras cederam às áreas e em outros casos houve acordo judicial em relação aos valores da área ocupada.

 

(com Rádio Clube FM e Jornal Leia Noticias)