O Prefeito Mário Pardini esteve na quarta e quinta-feira em Brasília, acompanhando o trâmite de final de ano fiscal de 2018, para tentar garantir o encaminhamento executivo do projeto da Represa do Véu de Noiva e o Parque Linear do Lavapés, projeto que deverá urbanizar parte da bacia do Lavapés-Desbruado. Esse córrego é uma das nascentes do Lavapés.
A ideia do prefeito é criar um parque para lazer e esportes recreativos na região Sul da Cidade, às margens do Ribeirão Lavapés. O projeto contempla áreas para caminhada, bancos, arborização entre outros recursos para a população.
Mas o projeto não é apenas de caráter de lazer e recreativo. A Prefeitura pretende reduzir o assoreamento que está sendo verificado na calha (leito) do ribeirão Lavapés e instalar gabiões de pedra para ampliar a segurança e evitar queda de margens e terrenos dos quintais que margeiam o ribeirão.
O prefeito Mário Pardini disse em entrevista na Radio Clube FM que será instalado 2,1 mil metros de gabiões nas margens do Ribeirão Lavapés, além de aprofundamento da calha do rio, parar retirada de entulho que se acumulou ao longo do tempo em diversos pontos já assoreados. A maioria do entulho é lixo urbano.
Segundo informou o prefeito Mário Pardini, o encaminhamento das obras em Botucatu tem objetivos ambientais, urbanísticos e de segurança hídrica para os próximos 50 anos.
A reservação hídrica é o projeto de construção de uma represa para captação de água, acima do Véu de Noiva, no Rio Pardo.
“Se viabilizarmos essa obra teremos segurança no abastecimento da cidade, seja na área urbana, rural e para uso industrial por mais 50 ou 70 anos. Isso é muito importante para o desenvolvimento de Botucatu e, sobretudo evitar racionamentos de água para as próximas décadas”, salientou o prefeito.

STN e Ministério

O prefeito encaminhou o projeto na Secretaria Nacional de Saneamento, onde foram apresentadas as demandas para o Parque Linear do Lavapés e da Represa do Véu de Noiva. Esse encontro foi às 9 da manhã.
Uma hora mais tarde Pardini e seus assessores bateram na porta do gabinete do ministro Alexandre Baldy, onde estava sendo finalizada a avaliação da proposta da represa de Véu de Noiva.
Antes do almoço, por volta das 11h00, o prefeito esteve novamente na Secretaria do Tesouro Nacional para uma audiência com o principal dirigente do órgão onde defendeu a inclusão da obra da represa para o exercício fiscal de 2019.
Tantas idas e vindas à Secretaria Nacional do Tesouro foram para convencer os técnicos do Governo Federal da importância da Represa para a Cidade.
“Se perdemos o encaminhamento da obra neste ano, o processo começa de novo em 2019, devido ao início do novo governo de Jair Bolsonaro e isso vai atrasar muito a obra. Temos de apostar tudo para que essas aprovações aconteçam até o final do ano”, salientou o prefeito.
(Com Clube FM e Jornal Leia Noticias)