Nos últimos dias tem aumentado às reclamações de usuários das empresas do transporte coletivo de Botucatu. As reclamações são principalmente nos horários de pico, como entrada e saída do trabalho de muitas categorias, principalmente comércio e servidores públicos das faculdades.
No dia a dia as reclamações são por horários atrasados, ônibus que circula lotado e falta de horários nos finais de semana. Clientes das empresas de ônibus contaram que nos finais de semana chegam a esperar entre uma e duas horas após a saída do trabalho no campus da UNESP e AME.
“Meus gastos aumentaram com transporte para o trabalho durante esse período de pandemia e estou sujeita a contrair o coronavirus por causa dos ônibus lotados e sempre atrasados. Todo final de semana temos de chamar uber, taxi ou mototaxi para voltar do trabalho, pois os ônibus circulam em horários que não batem com as nossas saídas do trabalho”, contou Maria Ligia de Souza, que trabalha na UNESP.
Uma técnica de enfermagem relatou que todos os finais de semana sai do trabalho por volta das 13 horas, mas não chega a sua residência antes das 15 horas, devido à falta de transporte. Já uma funcionária de uma indústria no Distrito Industrial I, contou que seu marido chegou a procurar a Semutran e para cobrar uma solução.
“O ônibus que pego na região do Maria Luiza não dá horário para integração no ponto da Rua Curuzu, pois quando chega o ônibus dessa linha, o Vila Paulista ou UNESP já passou inclusive o reforço, e não dava para fazer a integração”, relatou uma mulher de forma anônima. Após a reclamação do esposo a linha teria sido regularizada.
A Semutran relatou que não recebeu reclamações referentes aos atrasos dos ônibus e se colocou a disposição para atender as demandas dos usuários. A Semutran negou que os ônibus circulem em comboio conforme foi relatado por usuários.
SEMUTRAN
A Semutran divulgou a seguinte nota: “A Prefeitura esclarece que as linhas que contam com reforços não se deslocam em comboio, ou seja, podendo ocorrer parada intercalada nos pontos com alguns minutos de diferença para que possa cumprir a função de atender a todos os passageiros e dividir a lotação nos veículos.
Quanto à linha 108 – Maria Luiza/Centro, informamos que foi efetuada a antecipação de partida da primeira volta da região sul para o centro em 5 minutos a partir de hoje (dia 18), visando atender a demanda da população e assim melhorar a integração dos usuários na região central, principalmente com as linhas que possuem destino à região norte e UNESP. As linhas estão sendo acompanhadas por fiscais embarcados da Semutran e qualquer problema identificaçao pelos usuários podem ser comunicados à Semutran pelo fone 3813 3515.
As empresas Stadtbus e Reta Transportes negaram atrasos e relataram que cumprem as determinações de horários da Semutran, informando os clientes sobre a localização dos veículos sempre que procurados.