Igreja de Santo Antonio de Sorocaba | Foto Wikimapia - Reynaldo Fonseca
A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal do Verde, fez a doação de equipamentos de uma fábrica de ração para a Associação de Moradores e Produtores Rurais do Bairro Chaparral, na região Oeste de Botucatu.
Segundou apurou o botucatuonline, o equipamento havia sido doado há alguns anos para a Associação dos Produtores do Alto Capivara, que devolveu as máquinas para a Prefeitura quando a entidade deixou de existir e ficou cerca de quatro a cinco anos sem uso. O triturador de milho e a misturadora de farelo ficaram desmontadas na Secretaria Municipal do Verde e Agricultura, na Vila Sônia.
Um agricultor da baixada serrana, em condição de anonimato, questionou a doação.
Argumentou que estranhou a entrega do equipamento para os Agricultores do Chaparral, considerando que a Baixada Serrana tem uma forte pecuária leiteira e a fábrica de ração poderia melhorar a produção das propriedades daquela região.
Marcio Piedade – Caco – concordou com as características da produção pecuária da Baixada Serrana, mas argumentou que o pedido do equipamento havia sido feito no ano passado pela Associação dos Produtores do Chaparral e entendeu que, não “havendo outra solicitação de uso” e, pelo prazo do equipamento parado na Prefeitura seria adequado atender a reivindicação.
“Eles (os produtores rurais do Chaparral) tinham uma solicitação datada do ano passado na Secretaria, não encontramos nenhum outro pedido para o equipamento e, por isso, fizemos a doação, mas estamos abertos a conversar e atender os produtores da Baixada Serrana em suas demandas, assim como de todas as associações e produtores rurais”.
A região do Chaparral é caracterizada pela agricultura familiar, com pequenas propriedades. “Acreditamos que o equipamento será bem utilizado, pois a característica das propriedades são pequenas áreas e agricultura familiar. São pequenos produtores que vão dar utilidade produtiva ao equipamento que estava parado e com risco de ter peças quebradas ou roubadas do nosso pátio”, observou.

(com jornal Leia Noticias)