O prefeito Mário Pardini divulgou em seu perfil na rede social Facebook a assinatura de um decreto aumentando a prevenção nas casas de repousos de Botucatu, atualmente responsáveis pela metade das mortes de Coronavírus na cidade. São 6 mortos em 2 casas e 8 falecidos da comunidade.
Agora as instituições deverão elaborar um plano de contigência para controle de infecção, monitorar diariamente os residentes além de redução do tempo dos moradores de casas de repousos em áreas comuns e distanciamento social de 1,5 metros.
Entre os funcionários com sintomas gripais haverá a necessidade de imediato contato com a Central de Coronavíus da cidade.
CONFIRA AS REGRAS ANUNCIADAS PELO PREFEITO
– Elaborar um Plano de Contingência para a prevenção e o controle de infecções pelo novo coronavírus;
– Monitorar diariamente os residentes quanto à febre, sintomas respiratórios, registrar sinais vitais no mínimo de 06 em 06 horas; os responsáveis deverão comunicar imediatamente a Central Coronavírus, na observância de alterações ou sintomas respiratórios sugestivos de COVID-19;
– Deve ser reduzido o tempo dos residentes nas áreas comuns da instituição, garantindo a distância mínima de 1,5 m entre eles;
– Os funcionários das instituições que apresentarem quadro de síndrome gripal deverão comunicar imediatamente seus empregadores e entrar em contato com a Central Coronavírus para realização de testagem;
– É de responsabilidade da entidade e dos cuidadores, a observância e acatamento das convocações e critérios da Secretaria Municipal de Saúde, para a testagem periódica;
A fiscalização será exercida por meio da Vigilância Sanitária, fiscais de posturas e demais autoridades designadas. O descumprimento das determinações constitui infração de natureza sanitária, sujeitando o infrator à penalidades previstas na Lei Estadual 10.083 – Código Sanitário do Estado de São Paulo, sem prejuízo das responsabilidades penal e civil cabíveis.

8 NOVOS PACIENTES INTERNADOS NO HC

Nas ultimas 24 horas mais 8 pacientes deram entrada na enfermaria do HCFMB com suspeita de Covid 19. Ontem eram 10 pacientes e nesta terça-feira, 23, são 18 pessoas internadas na enfermaria. A UTI está estável, com 8 internados desde ontem.
Ao todo são 49 altas de pacientes positivos desde o inicio da pandemia em Março de 2020. Nesta terça-feira são 25 doentes na enfermaria aguardando atendimento 8 positivos, com ocupação de 40% dos leitos exclusivos para Coronavírus.