O Prefeito de Botucatu, Mário Pardini, divulgou neste sábado, 1º, uma reportagem que divulga dados atualizados da eficácia da vacina Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, que será utilizada em Botucatu na vacinação em massa, que deve ocorrer nas próximas semanas na Cidade.

Pardini destacou que a “eficácia desta vacina é de 76% depois de 22 dias da primeira dose e que aumenta para 81% depois da segunda dose. Além disso, com as duas doses, a proteção se torna mais duradoura”, postou.

A reportagem ainda destacas que mesmo com uma eficácia alta, é preciso completar a vacinação com a segunda dose. Após a segunda dose, a proteção aumenta. A pessoa sai de 76% para 81% de proteção.

Os infectologistas alertam que as medidas preventivas (uso de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos, evitar aglomerações) precisam continuar, mesmo depois de receber a primeira dose.

 

Diminuição na transmissão

Além de promover uma proteção alta após a primeira dose, a vacina de Oxford também pode ter a capacidade de reduzir em até 67% a transmissão do novo coronavírus.

 

 

LEIA MAIS: Botucatu: Título Eleitoral para definir quem poderá ser imunizado na vacinação em massa? Prefeitura não confirma

 

 

Botucatu Online – com informações do G1