O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou no sábado (17) a noite, o primeiro transplante cardíaco da história do Hospital. O órgão foi captado na Santa Casa de Jaú pela equipe do Programa de Transplante Cardíaco do HCFMB, coordenada pelo Dr. Marcello Laneza Felício. O órgão foi transportado pelo helicóptero da PM.
O paciente está tendo boa recuperação, conforme informou o HCFMB.
O receptor foi um paciente do sexo masculino de 50 anos. Cerca de 15 pessoas participaram do procedimento, que durou por volta de seis horas e foi realizado com sucesso. O estado de saúde do paciente é estável.
Para o superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, o sábado foi histórico.
“O nosso primeiro transplante de coração celebra o marco de mais um ciclo inovador no Hospital. Esse procedimento só foi possível graças a participação de uma grande equipe de apoio, que está fazendo o HC crescer cada vez mais. Parabenizo e agradeço à todos. Estamos muito orgulhosos”, disse.
O coordenador do Programa de Transplante Cardíaco do HC, Dr. Marcello Laneza Felício, afirmou que realizar o primeiro transplante cardíaco da instituição e na nossa região foi uma grande conquista.
“O processo de credenciamento começou há três anos atrás. Hoje, celebramos esse grande trabalho em conjunto. Agradeço a Deus por esta emocionante oportunidade e à toda a nossa equipe no HCFMB, devidamente pronta para que pudéssemos atingir esse belo resultado. Meu muito obrigado ao superintendente Dr. André Balbi pelo apoio e dedicação desde o início deste trabalho. Agradeço também aos nossos principais parceiros para que esse primeiro transplante fosse realizado com sucesso: Santa Casa de Jaú, Polícia Militar e Rodoviária e ao ex aluno da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Dr. Flávio de Souza Brito”, finalizou.
(da assessoria)