Nesta terça-feira, 30, Rádio Emissora de Botucatu, a tradicional F8, completou 79 anos de fundação e a direção da empresa promete novidades na programação predominante até o momento da rede Jovem Pan News.
Uma das novidades é a reestreia do programa “O Palanque”, criado há cerca de 55 anos e foi um dos mais antigos programas de informação, entrevistas e análises de política e esporte do Estado.
A reestreia do Palanque, com análises e notícias de Botucatu e região, vai acontecer no dia 5 de novembro, das 10 às 12 horas, de segunda a sábado. O programa será apresentado pelo radialista Waldir Duarte, o advogado Renato Acerra e o empresário e ex-Secretário de Comercio, Toninho Zorzella.
“Abrem-se as cortinas, acendem-se as luzes, ligam-se os microfones! Começa agora mais uma edição de O Palanque…” acompanhada por uma trilha marcial, era o momento em que os aparelhos receptores de radio eram ligados para saber noticias a partir de 1964, em Botucatu e região. As grandes atrações eram as entrevistas, as noticias de policia e o esporte.
“Resgatamos a vinheta da abertura que era usada quando do encerramento das atividades. Teremos blocos com noticias gerais, esportivas e policiais, tanto local, como nacional e internacional. Também vamos abordar assuntos relacionados com informações financeiras, cotações e agronegócios”, adiantou Antonio Zorzella Neto. O apresentador também informou que “O Palanque” terá entrevistas, campanhas educativas sobre transito, meio ambiente entre outros temas.

30 Outubro de 1939

A Radio Emissora de Botucatu foi uma ambição da elite industrial e comercial que desejava prover musica e cultura para a população. Há quase 80 anos, Botucatu era uma das mais progressistas cidades do Estado e influenciava enormes áreas do Sul e Oeste de São Paulo.
Ela foi fundada em 30 de outubro de 1939 como sociedade anônima cultural e empresarial, liderado por industriais como Peduti, Chiaradia, Bacchi, Bauer, Witzler entre outros e com dezenas de sócios empresários no agronegócio e comércio de Botucatu. Até mesmo a família do ex-governador Adhemar de Barros chegou a ser sócia da F8.
Após uma alteração do controle acionário da empresa, a família Paganini adquire a radio e assim foi até 2015, quando um grupo de Campinas assume a Emissora de Botucatu e meses depois em meio a crise financeira e administrativa chega a sair do ar por semanas, até ser comprada pelo empresário Vanderlei dos Santos (também proprietário da Radio Municipalista e VS Propaganda), que articulou a reestreia do tradicional ‘O Palanque’. No dia 5.

Rede de Jornalismo

Vanderlei dos Santos, é Diretor das rádios F8 e Municipalista
Atualmente a Radio Emissora é filiada à rede Jovem Pan News, com 24 horas de informação e esportes. A programação da Jovem Pan News nacional vai ser mantida devido a grande audiência da rede no jornalismo, por isso, “O Palanque” vai ao ar entre 10 e 12 horas, horário em que todas as emissoras da rede apresentam seus programas locais.
“Por contrato com a Jovem Pan, existem programas que têm prioridade nacional e a grade é ocupada até às dez horas. Nesse horário entra o nosso “Palanque”, dando as noticias do dia e com as analises e comentários da equipe”, informou Vanderlei dos Santos.
A Radio Emissora e a Radio Municipalista, com apoio de diversas empresas do comércio de Botucatu estão desenvolvendo uma campanha de premiação de vales compras em lojas associadas do comércio e serviços que dará diversos prêmios, entre eles um carro, ao consumidor que fidelizar suas compras nos apoiadores da campanha.

 

(com jornal Leia Noticias)