A Secretaria Municipal de Educação realizou na terça e quarta-feira,18 e 19, a 2ª Avaliação Municipal de Aprendizagem (AMA), direcionada aos alunos do Ensino Fundamental, anos inicias e finais (1º ao 5º e 9º ano). O principal objetivo da aplicação da prova é diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos.
São realizadas três provas anuais (março, junho e outubro), onde quase 7 mil alunos são avaliados em provas de Língua Portuguesa e Matemática.
As provas são elaboradas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, através dos coordenadores de área e supervisores escolares, com todo o sigilo necessário para uma prova idônea e efetiva.

Leia Também:
+ Educação de Botucatu já superou metas do Ideb


A avaliação tem como base avaliações nacionais de aprendizado, como Prova Brasil, Provinha Brasil, Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e outras.
“O sigilo dos conteúdos é extremamente importante para que o resultado seja o mais real possível, uma vez que nem mesmo os aplicadores conhecem as questões das provas. Um dos objetivos principais é avançarmos no Índice de Desenvolvimento da Educação básica, o IDEB”, relatou o Secretário Municipal de Educação, Valdir Paixão.
O prefeito Mário Pardini destacou que planejamento permite formular estratégias para melhorar a qualidade do ensino no Município.
A partir dos resultados individuais, podemos aperfeiçoar ainda mais o planejamento pedagógico das aulas e formular novas estratégias para a melhoria do ensino como um todo, acompanhando o desenvolvimento de cada aluno, além de um trabalho de formação junto aos gestores, coordenadores e professores”,explicou o Prefeito Mário Pardini, que desde 2017 instituiu na Cidade a AMA.
(com assessoria)