Regional Ciesp
A região industrial liderada pela Diretoria Regional do Ciesp de Botucatu que abrange mais de 40 cidades do centro e sul do Estado, criou 550 novos empregos no mês de Outubro e esteve entre as que mais registraram empregos positivos no Estado.
Nas 9 diretorias que apontaram alta, destaque foi Botucatu (1,50%), com geração de 550 vagas, influenciada por produtos de borracha e de material plástico (9,62%) e por confecções de artigos do vestuário e acessórios (1,96%)
Também teve desempenho positivo a diretoria de Sorocaba (0,58%), com a criação de iguais 550 postos de trabalho, influenciado por produtos de metal (3,72%) e produtos alimentícios (1,03%).
Das 37 regiões acompanhadas pelo levantamento do Centro e Federação das Industrias do Estado de São Paulo, 22 (59% das Diretorias) apresentaram saldo negativo, ou seja, demitiram mais que contrataram novos empregados.
As maiores demissões foram na região de Presidente Prudente, com 850 demitidos e Mogi das Cruzes, com 1.250 demissões em outubro.
Os segmentos que mais demitiram foram confecções, vestuário e acessórios, coque, derivados de petróleo e biocombustíveis e veículos automotores, reboque e carrocerias.
Os estudos da Fiesp indicam que as demissões foram pressionadas pelo início das demissões dos safristas que trabalham no setor sucroalcooleiro e vestuário.