A região de Bauru, da qual Botucatu integra o Departamento Regional de Saúde, voltou a ter medidas ainda mais restritivas. Bauru e 68 cidades voltaram para a fase vermelha, que permite apenas serviços essenciais, como farmácias, supermercados, postos de combustíveis, padarias, por exemplo.
A decisão foi um balde de água fria na expectativa de alguns setores que apostavam na possibilidade de a cidade ser promovida à fase amarela, como já estava anteriormente, com abertura de quase todos os setores, com critérios no atendimento ao publico e distanciamento social.
O Governo de São Paulo considerou questões como ocupação de leitos de UTI, evolução dos casos de Covid 19, ações de testagem e isolamento social.
Botucatu tem 43% de ocupação de leitos no HC e 10% na Unimed, uma das mais baixas taxas de ocupação de leitos do interior, assim como tem altas taxas de testagem na comunidade.
Atualmente, segundo balanço divulgado pelo Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro, são 579 casos confirmados da doença, a maioria delas identificada precocemente pela busca ativa na comunidade, 15 óbitos, 190 pessoas em quarentena se recuperando da doença e 369 pessoas recuperadas, 61% do total de casos atendidos.
A presidente do Sincomercio Fátima Baldini disse que o comércio varejista de Botucatu não pode ser punida da forma como está acontecendo e ressaltou que aguarda um encontro com o Prefeito, junto com outras categorias, neste sábado.
O prefeito Mário Pardini foi procurado via telefone, mas não houve contato.