O Governador João Dória Junior está enfrentando uma série de protestos contra os reajustes de impostos em diversos setores da economia. Novamente, nesta quinta feira, 14, os proprietários de revendedoras de carros usados e novos realizaram uma carreata protestando contra a decisão de reajustes das alíquotas dos impostos como o ICMS.
Mais de cem veículos, representando revendedoras da cidade e região, realizaram uma carreata pelas ruas da cidade, com palavras de ordem, pedindo a redução das alíquotas para manter o setor funcionando.
O protesto teve concentração na Avenida Dante Delmanto por volta das 10 da manhã. Os manifestantes percorreram praticamente todos os bairros da cidade, levando a mensagem de que poderá ocorrer o encerramento de atividades de empresas do setor e demissões.
O empresário Ridnei Rodrigues, afirmou que as mudanças anunciadas no final do ano passado, após votação na Assembleia Legislativa, provocarão demissões em todo o Estado.
Ele considerou o aumento do imposto, destoado da realidade brasileira, especialmente em um ano difícil nas vendas, devido à crise econômica que se alonga e também a pandemia mundial de coronavirus, que isolou os consumidores em casa e provocou redução dos salários.
Mais de 40 empresas com 400 funcionários no setor
“Em Botucatu temos entre 40 e 50 revendedoras de veículos novos e usados, empregando aproximadamente 400 pessoas. Se essa alta for mantida, muitas empresas do setor irão fechar nos próximos meses, pois o setor está enfrentando crise economia e a pandemia. Não era a hora de aumentar os impostos e é isso que estamos pedindo ao governador, que mude a tabela. Um carro de R$ 50 mil vai pagar quase 3 mil reais de impostos, enquanto isso hoje fica em torno de R$900”, alertou Ridnei.
Para o protesto desta quinta-feira, lideranças do setor de agronegócios e comercio varejista participaram do protesto. “O aumento dos impostos foram para diversos setores e temos apoio de comerciantes e agricultores de Botucatu, São Manuel e Pardinho”, afirmou.
O protesto foi o segundo em menos de uma semana. No sábado passado os proprietários de revendedoras realizaram uma carreata. “Queríamos uma manifestação maior e a pedidos de diversos empresários conseguimos um trio elétrico e realizamos essa nova manifestação”, afirmou em entrevista na Radio Clube FM.
SEM DEPUTADOS –Os organizadores dos protestos em Botucatu e outras regiões do Estado, especialmente na região Noroeste do Estado São Paulo, não desejam contato com os deputados que votaram a favor do aumento. Questionado na emissora sobre procurar o deputado Fernando Cury, do Cidadania, Ridnei afirmou que não iriam procurar o parlamentar, considerando que ele teria votado a favor do governador.
“Não procuramos o deputado Fernando Cury porque ele votou e articulou a favor dos aumentos dos impostos na Assembleia. Temos apoio de diversos setores e entidades, mas não procuramos o deputado por causa dessa posição dele”, afirmou.
(com informações do Leia Noticias e Radio Clube FM)