O prefeito de Botucatu informou em seu perfil na rede social que assinou um decreto, que entra em vigor no próximo final de semana, endurecendo ainda mais o isolamento social, com proibição de circulação das 20h de sexta, às 6 da manhã de segunda-feira.
O decreto estabelece toque de recolher em dois finais de semana: no dia 19 de março (sexta-feira) às 20h00 com vigência até as 6h00 de segunda-feira, dia 22.
No final de semana seguinte as restrições começam também as 20 horas no dia 26, até o dia 29 de março.
Segundo o decreto anunciado pelo prefeito será permitido apenas serviços de saúde como farmácias, hospitais e prontos socorros.
Os serviços de alimentação funcionarão por delivery, incluindo supermercados, mercearias, padarias e setor de hortifrutis.
“A circulação de pessoas será restrita aos serviços obrigatórios. As pessoas deverão comprovar com documento o motivo da locomoção”, escreveu Mário Pardini.

CIDADE NÃO TEM MAIS LEITOS

A decisão foi tomada após a divulgação de ocupação de leitos nos hospitais particulares, do Estado e Município.
Em Botucatu, escreveu o prefeito, a Unimed opera com 150% de ocupação dos leitos, o Hospital das Clínicas com 113% e o Hospital do Bairro, com 70% de seus 10 leitos de covid.
De acordo com o prefeito, as medidas são duras, mas necessárias para conter o avanço da doença e a falta de recursos hospitalares e humanos para atendimento dos doentes.
Pardini escreveu: “Considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes, somos a cidade no Estado de São Paulo hoje, com a menor taxa de letalidade por Covid-19 e a segunda cidade com a menor taxa de mortalidade. Não podemos por tudo a perder.
“Lamentamos cada óbito ocorrido em nosso município. Amigos, parentes que se foram e que já deixam enorme saudade”.
“Não podemos nos conformar, não podemos acostumar com a perda de pessoas tão importantes, amores de alguém, idosos, jovens, pais, mães, irmãos”.
“Medidas duras, mas que são necessárias para que nossa Cidade não sofra um colapso no atendimento da saúde”.