Após longa negociação, finalmente foi fechado, nesta sexta-feira (27/09/19), o Acordo Coletivo de Trabalho do setor do etanol na Raízen unidade de Bocaina.

Os trabalhadores, em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível de Bauru e Região (Sindquimbru), aprovaram a proposta: 4% de reajuste nos salários, 5,07% no piso salarial e 5,07% no cartão alimentação e manutenção de todas as demais cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho.

A proposta foi apreciada em votação secreta, com aprovação de 97,56% dos trabalhadores e trabalhadoras da unidade.

“A data-base da categoria é maio e estávamos negociando há meses. Inclusive, por isso, a empresa vai pagar o reajuste retroativo à data-base”, conta Edson Dias Bicalho, presidente do Sindicato.

4% de reajuste nos salários
5,07% no piso salarial
5,07% no cartão alimentação
Acordo Coletivo mantido

Ele ressalta que a manutenção das cláusulas do Acordo Coletivo na íntegra é uma conquista diante das reformas realizadas pelo governo, que retiram direitos dos trabalhadores. Esta era a última unidade do setor do etanol na base do Sindicato que faltava fechar o acordo referente à campanha salarial 2019/2020.

 

(da assessoria)