Na segunda-feira, dia 02 de março, teve início a recepção unificada dos alunos ingressantes nos cursos de graduação da Unesp em Botucatu. O evento, realizado no auditório Casa da Arte, no câmpus de Rubião Junior, contou com a presença dos diretores das quatro unidades universitárias da Unesp no município, professores Carlos Frederico Wilcken (Faculdade de Ciências Agronômicas), Celso Antonio Rodrigues (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia), Maria Cristina Pereira Lima (Faculdade de Medicina) e Cesar Martins (Instituto de Biociências).
Também compuseram a mesa da solenidade, o professor Valdir Paixão, secretário municipal de Educação; professora Cintia Yuri Matsumura, coordenadora da comissão de recepção, a aluna Mariana Poianas Silva, integrante da comissão de recepção e o vereador Ednei Carreira.
Como atual presidente do Grupo Administrativo da Câmpus (GAC), o professor Carlos Wilcken presidiu a solenidade, deu as boas vindas aos novos alunos e destacou a importância da defesa da universidade pública.
“Hoje começa uma nova etapa na vida de vocês. Só vocês sabem as dificuldades pelas quais passaram nesses anos de estudo. Vocês são vitoriosos e privilegiados por chegar a uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Hoje, o país vive um momento difícil e vocês devem ter acompanhado os ataques sofridos pelo serviço público em geral, incluindo as universidades públicas. Cabe a nós, todos juntos, estarmos atentos e defender que as universidades continuem sendo um patrimônio público do Brasil e de São Paulo”.
Após a abertura oficial da solenidade, foi exibido um vídeo com as boas vindas do professor Sandro Roberto Valentini, reitor da Unesp.
“Todos vocês se juntam agora a um universo de quase 40 mil estudantes de graduação de uma universidade que gosta de renovar-se e que segue firme na trilha da inovação. Estamos abertos a todos que desejam criar, inovar, empreender e fazemos tudo isso num ambiente que preza pela diversidade e o respeito. Tenho certeza que vocês sertão protagonistas nesse processo de construção de uma universidade cada vez melhor”.
Na sequência, aconteceu uma apresentação do professor Carlos Magno Fortaleza, com informações sobre o coronavírus, seguida de apresentação da equipe da Biblioteca, mesa redonda sobre o Movimento Estudantil, palestra sobre saúde mental e, no período da tarde, oficinas e apresentações artísticas.
A recepção integrada segue até o dia 04 de março com grupos de discussão, dinâmicas integrativas, apresentações artísticas e uma Feira de Projetos para apresentar aos calouros os grupos de estudo e projetos de extensão vinculados aos cursos da Unesp em Botucatu.