O Tiro de Guerra de Botucatu está comunicando aos jovens que já completaram ou ainda vão completar os 18 anos para efetivação do alistamento militar, até o dia 30 de junho. O treinamento é feito por dez meses e todos os nascidos em 2000, devem se alistar.
Segundo o tenente Badaró, o serviço militar é obrigatório para todos homens, mas ele ressalta a questão de gêneros para o alistamento militar.
Muitas vezes a pessoa nasceu mulher e se identifica como homem. Se tiver documentação como tal, o cidadão deve se alistar. A mesma situação é válida para homens que se identificam como mulheres.
“Se a pessoa nasceu mulher e se identifica socialmente como homem, tendo documentos legais de identificação deverá se alistar. Isso é importante destacar, pois muitas vezes a pessoa não faz o alistamento e quando vai tirar documentos ou o passaporte, mas não tem o certificado de reservista, pode ocorrer um problema na emissão do documentação”.
O alistamento militar em Botucatu deve ser feito na Junta do Serviço Militar de Botucatu, na rua General Júlio Marcondes Salgado, 106. O telefone para contato é 38820212.
O tenente Badaró informou que aproximadamente 1.100 jovens são esperados para o alistamento, porem serão incorporados ao serviço militar aproximadamente 100 atiradores.
“Ao longo de dez meses eles participarão de atividades diárias de duas horas e participarão de atividades cívicas e sociais auxiliando o poder público em campanhas”, salientou.