Após receber denúncia anônima, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), por meio do Grupo de Investigação em Área Rural (GIAR), em conjunto com a Guarda Municipal, deslocaram-se até a rua Benjamim Figueiredo, no Jardim Continental, em Botucatu, para apurar possível crime de trabalho análogo à escravidão.

No local, foram encontradas quatro pessoas, que relataram ter saído de um alojamento no município de São Manuel, onde sofriam maus tratos, restrição de alimentos e de salário. Os trabalhadores informaram ainda que eram nordestinos e haviam se deslocado até São Paulo em busca de melhores condições de vida.

O local onde foram encontrados apresentava condições insalubres, o que levou a equipe a fotografar o ambiente e a solicitar a presença da polícia técnica no local. Todos foram encaminhados à delegacia de São Manuel e apresentados à autoridade policial local.

Na delegacia de São Manuel, já havia um procedimento de investigação em curso para apurar o mesmo crime, envolvendo as mesmas pessoas, vítimas e investigados.