Diretores e advogados dos Sindicatos de Botucatu e São José dos Campos em audiencia no TRT de Campinas
Os membros do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Campinas, propuseram nesta terça-feira, 28/11, que os metalúrgicos de Botucatu e São José dos Campos, funcionários do setor aeronáutico tenham um reajuste salarial de 3,25%.
Segundo Roque Fabiano, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos e diretor de base na Embraer-Botucatu, “a proposta do TRT representa 1,73% equivalente à inflação (retroativo a 1º de setembro) mais 1,5% de aumento real a ser aplicado em data ainda não definida pela empresa e concordância das entidades”.
O TRT também propôs a renovação de todos os direitos que compõem a Convenção Coletiva. As discussões para a definição de quando será aplicado o aumento real continuarão dia 12 de dezembro, em nova audiência no TRT de Campinas.
A Embraer, principal empresa do setor, havia concedido apenas 1,73% de reajuste. Esse índice já foi rejeitado pelos trabalhadores das fabricas de Botucatu e de São José dos Campos. A Embraer foi representada na audiência do TRT, por advogados da Fiesp, que representa a empresa.
Miguel Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e José Carlos Lourenção disseram que os trabalhadores aprovaram encaminhamento de aumento real, considerando a cessão de benefícios salariais feitos no ano passado pelos trabalhadores, quando a companhia produtora de aviões foi condenada em multa milionária por corrupção nos Estados Unidos, na venda de aviões militares.

(com assessorias)