É baixa a cobertura de vacinação contra a gripe entre crianças, conforme divulgou a Secretaria Municipal de Saúde, que coordena o trabalho de medicina preventiva na cidade. A vacinação nesse grupo prioritário foi de apenas 30%.

Até o momento foram aplicadas apenas 2.360 doses da vacina contra a gripe em uma população estimada de 7.710 crianças menores de 5 anos, o que representa uma cobertura vacinal de apenas 30%. A meta é poder cobrir 90%.

Segundo números divulgados pelo Município, 19,8 mil pessoas foram imunizadas dentro da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em Botucatu.

Nos demais grupos da campanha, a cobertura até o momento é a seguinte: trabalhadores da saúde (62%); gestantes (46%); puérperas (55%); idosos (64%).

Em termos globais para Botucatu, isso representa uma cobertura de 55% dos públicos-alvo da campanha, incluindo crianças (seis meses a menores de 5 anos); idosos (60 anos ou mais); trabalhadores de saúde; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

Neste ano, além desses grupos, professores foram incluídos na campanha. Somente em Botucatu já foram vacinados 572 educadores. Policiais militares e civis, bombeiros, funcionários do Poupatempo e Correios também podem ser vacinados, desde que apresentem algum documento que comprove a atividade profissional.

A Campanha contra a gripe segue até o dia 26 deste mês. Para receber a vacina, basta a pessoa procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, com a carteira de vacinação em mãos. Os postos ficam abertos de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

REAÇÕES

O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu informam que após a aplicação da vacina, raramente poderá ocorrer dor no local da injeção, vermelhidão e enrijecimento nas regiões onde ocorreu a aplicação.

São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina – no entanto – é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Nesses casos é importante procurar o médico para mais orientações.