O Secretario Municipal de Educação Valdir Paixão promoveu uma série de mudanças na estrutura de administração da Educação na semana passada, argumentando que havia a necessidade de estabelecer uma linha de gestão afiada com os princípios que pretende implantar e estabelecer as políticas de ensino defendidas pelo prefeito Mário Pardini em campanha.
Foram promovidas a ex-diretora da Creche João Queiroz Marques, professora Claudia Gabriel, agora secretária adjunta de Educação de Botucatu e Ana Paula Santos, ex-diretora da Escola Américo Virgínio dos Santos, na Cecap, ao cargo de assistente da Secretaria.
“As escolhas levaram em consideração critérios técnicos, éticos e compromisso com a educação, além de vivencia com atendimento publico no ensino. Havia uma lista tríplice e com base nesses nomes fizemos a escolha”, afirmou Valdir Paixão, durante entrevista na Radio Clube de Botucatu.
O Secretário afirmou que os cargos que foram alterados na Creche João Queiroz e na Escola Fundamental Américo Virgínio dos Santos, já foram preenchidos, também com novos professores, dentro de critérios de compromisso com o ensino público municipal e as políticas públicas nacional de ensino. Foram promovidas a diretoras Flavia Marcondes e Fernanda Basseto.
A professora Claudia Gabriel é suplente de vereadora pelo PROS. Ela obteve cerca de 1.031 votos e está entre os primeiros suplentes.
A professora Ana Paula dos Santos desenvolveu uma ação entre alunos e pais na região da Cecap/Vila Santana, melhorando a qualidade do ensino e denuncias contra violência sexual de crianças.
A escola Américo tinha o pior indicador de aprendizado e quando a administração quis entender o que estava acontecendo descobriu-se que os alunos estavam expostos a situação de violência doméstica, incluindo abusos físicos e sexuais.
O então prefeito João Cury e os Secretários de Segurança e Educação iniciaram uma política de combate à prostituição e drogas na região. Atualmente a escola tem excelentes indicadores.
“Queremos promover a qualidade de ensino em Botucatu, mantendo os excelentes indicadores já conquistados no Ideb e outras áreas de avaliações. Tenho certeza que as mudanças contribuirão com isso, seguindo preceitos já estabelecidos”, afirmou o professor Valdir, que assumiu o cargo de Secretário de Educação do Município há cerca de dois meses.
Valdir Paixão já foi Dirigente Regional de Ensino e antes de assumir o cargo, estava no Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu, de onde se licenciou.
Nos últimos dez anos é a segunda vez que o Instituto de Biociências fornece um de seus quadros para a Educação do Município. Antes quem ocupou o cargo foi Gilberto Borges, durante as duas gestões do ex-prefeito Mário Ielo (então no PT).
(com jornal Leia Notícias)