A Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu programou nesta semana uma série de ações contra o mosquito transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya, nos dias 10, 11, 12 e 13 de março, nos bairros: Jardim Continental, Vila Real, Cohab 3 (SESI) e 24 de Maio.
Nesses bairros foram diagnosticado alta densidade larvária e casos de dengue.
Neste ano já foram registrados 23 casos de dengue, sendo 13 importados e 10 autóctones, ou seja, contraídos em Botucatu por doentes que contraíram a doença no município.
No Jardim Continental serão nebulizados cinco quarteirões do bairro, no período da manhã, entre 8h30 e 12 horas, mesmo horário nos demais bairros. Em caso de chuva, a atividade será reagendada.
Na Quarta-feira, 11 de março, 3 quarteirões da Vila Real; na Quinta-feira, 12 de março, 3 quarteirões da COHAB 3 (SESI) e na Sexta-feira, 13 de março, 5 quarteirões do Parque Residencial 24 de Maio.
VEJA ONDE SERÁ FEITA A APLICAÇÃO DE VENENO |VAS
1 de 4
Sobre a nebulização
Os agentes de combate às endemias já visitaram a região eliminando possíveis criadouros de mosquitos e orientando a população a procurar atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue ou de outra arbovirose (chikungunya e zika vírus) o caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão destas doenças serão desencadeadas oportunamente.
Em 2020 foram confirmados 23 casos de dengue, sendo dez casos autóctones e 13 importados no Município.
O inseticida aplicado durante a nebulização agirá apenas no momento da aplicação, portanto, a eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.
O tempo mínimo de espera para retornar ao imóvel após a aplicação do inseticida deverá ser de 15 minutos.
Em hipótese alguma os bombistas retornarão aos imóveis que estavam fechados ou não preparados para receber o inseticida, portanto, é importante que a preparação do ambiente seja seguida dentro do prazo estipulado. Em caso de chuva, a atividade será reagendada, destaca a Prefeitura de Botucatu.
Como preparar o imóvel para
receber a nebulização
– Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;
– Retire ou mantenha levantadas roupas de cama e toalhas de mesa, para que o inseticida possa atingir todos os locais;
– Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;
– Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros);
– Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.
O inseticida agirá apenas no momento da aplicação, portanto, a eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.