Arte e foto: Banco de Imagens
O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, divulgou comunicado de alerta de baixa umidade relativa do ar atingindo as cidades da região de Botucatu e toda a faixa sul e oeste do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Segundo os prognósticos a umidade vai cair entre 17 e 19%, a partir do meio dia até as 21 horas deste sábado. O restante da noite e madrugada deverá ter 28% de umidade no ar. Na faixa norte (de leste a oeste) do Estado a umidade vai cair para 12%. No domingo está previsto chuvas, ventos e riscos de granizo no período vespertino.
Segundo profissionais de saúde, quando o tempo está muito seco, as vias respiratórias fazem um esforço maior para umidificar o sistema respiratório, obrigando as defesas do corpo a  trabalharem mais provocando reações como alergias, inflamações por bactérias, renites, sinusite e asmas, entre outras ligadas ao sistema respiratório e de pele,
Para evitar riscos aconselha-se a ingestão de muita água durante o dia, protetor solar e evitar esforço físico durante o período do alerta.
Em Botucatu, nos últimos dias tem aumentado os registros de doenças respiratórias em crianças e idosos. Veterinários também alertam sobre riscos para animais domésticos.
Aviso do Instituto de Meteorologia são para as áreas: Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul e Leste Sul-Mato-Grossense, Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense.

CHOVE FORTE NO DOMINGO E SEGUNDA

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa: A passagem de uma frente fria entre domingo (1) e segunda-feira (2) deixará condição para pancadas de chuva de intensidade forte, seguidas por descargas elétricas e rajadas de vento de mesma intensidade em praticamente todo o Estado de São Paulo.
O destaque deste período fica para os municípios da faixa oeste, sul (toda a divisa com o Paraná) e faixa leste paulista, incluindo Região Metropolitana da capital, vales do Ribeira e Paraíba, além da região de Campinas e todo o litoral.