Enfoque é no controle biológico de pragas. Vagas limitadas.

Estão abertas as inscrições para o curso de Operador de Drone Agrícola, com enfoque no controle biológico, oferecido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) em parceria com a empresa MD Consultoria e Treinamento – Soluções no Agronegócio, que será realizado nos dias 11 e 12 de março (sábado e domingo), na Fazenda Experimental Lageado, câmpus da Unesp, em Botucatu/SP.

O curso é divido em três módulos, a ser realizado em um final de semana, destinado ao aprimoramento de estudantes e profissionais na área do controle biológico de pragas por meio de drones e busca atender o crescimento da demanda sobre as diversas formas de operação (pilotagem) de drones. O objetivo é preparar profissionais para operarem (pilotarem) estes equipamentos a partir de uma formação rápida e objetiva, com apresentação de conceitos teóricos e práticos, que pretende oferecer uma introdução à temática, permitindo ao final que o participante tenha os conhecimentos mínimos e esteja habilitado a operar estes equipamentos.

Dentre os temas abordados nas aulas teóricas e práticas estão: tipos de drones; possibilidades de negócios com drones; tipos de câmeras para drones, regulamentação e fiscalização na operação de drones no Brasil; noções básicas de voo, decolagem e pouso; manejo integrado de pragas; controle biológico; calibração do drone e demonstração de aplicação de agentes macrobiológicos a granel e em cápsulas, entre diversos outros.

Trata-se de uma especialização multidisciplinar em uma área de interesse que atualmente encontra-se em pleno crescimento, projetando para o futuro um “boom” devido às perspectivas de mudanças tecnológicas e condições do novo mercado de trabalho.

A MD Consultoria e Treinamento, responsável pelo conteúdo ministrado, conta com profissionais experientes na área da engenharia agronômica, administração, logística e aviação agrícola, além de experiência na prestação de serviços de levantamento aéreo com drones, fotografia e filmagem, liberação de agentes macro biológicos, treinamentos e consultorias.

O curso será ministrado pro Marcelo Scantamburlo Denadai, doutor e mestre em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP), desenvolvendo trabalhos na área da mecanização e economia agrícola, MBA em Agronegócio (ESALQ/USP), Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS/UNESP), e atualmente professor e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio na Faculdade de Tecnologia de Botucatu (FATEC Botucatu); Vicente Márcio Cornago Júnior, mestre em Agronomia (FCA/UNESP), MBA em Supply Chain e Logística Integrada, Especialização em Gestão Empresarial, Especialização em Engenharia de Operações Industriais, Graduação em Administração de Empresas, Professor de Ensino Superior (FATEC Botucatu, FATEC Jaú e Faculdade Marechal Rondon) e Murici Carlos Candelária, doutor em Proteção de Plantas e mestre em Ciência Florestal pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP), com desenvolvimento de protocolos para multiplicação massal de insetos de interesse econômico. Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS/UNESP) e atual coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Biotecnologia na Suzano S.A.

São oferecidas 20 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fepaf.org.br. As inscrições estão com valores especiais até o dia 24 de fevereiro.