O Morcego é um vetor de raiva em cães e gatos
A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) informou na manhã desta segunda-feira, 29, ter vacinado 315 animais contra a raiva na sexta-feira, 26 e no sábado, 27. Foram imunizados 271 cães e 44 gatos que não haviam recebido a vacina na Campanha Antirrábica em 2017.
A vacinação fora da campanha está sendo necessária após a Vigilância Ambiental confirmar quatro casos de morcegos infectados com o vírus da doença na região do Jardim Cambuí, Jardim Panorama, Comerciários III e Vale do Sol.
Nas duas campanhas realizadas em janeiro deste ano já foram imunizados 644 animais.
Durante todo o ano a vacinação antirrábica é realizada na Unidade de Vigilância de Zoonoses (Canil Municipal), que atende na Avenida Itália, s/n – Lavapés, de segunda a sexta-feira, das 7h30 as 16h30.
Orientações
A VAS orienta a população a não ter contato com morcegos caídos ou pousados em locais não habituais, pois eles são os principais reservatórios do vírus rábico. Morcegos não são animais agressivos, mas podem morder caso se sintam acuados e assim, transmitir a doença.
Caso um morcego entre em casa, a pessoa deve manter a calma, apagar as luzes, abrir as portas e janelas, pois o animal encontrará a saída.
Ao encontrar um morcego caído, o ideal é colocar um balde ou caixa de papelão sobre o mesmo e ligar para a Vigilância Ambiental em Saúde, que providenciará o resgate pelo telefone 3813-5055 ou 150, durante a semana e em horário comercial.
Aos finais de semana e durante a noite, a VAS pode ser acionada por meio da Guarda Civil Municipal, pelo telefone 199.
Serviço: Vigilância Ambiental em Saúde | Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores |Telefone: 3813-5055 ou 150.