Por que casais preferem alianças de ouro amarelo a outros metais?
Por que casais preferem alianças de ouro amarelo a outros metais?

Na Comunidade de Noivos, fórum de Casamentos.com.br onde casais de todo o Brasil comentam sobre os casamentos, um duelo sobre alianças mostrou que seis de cada dez noivos preferem um anel de ouro tradicional em contraposição ao anel de ouro branco.

O ouro pode ser trabalhado em diferentes quilates para aliar custo e benefício. O de 24k é considerado o mais puro e o mais frágil; o de 18k, com 75% de ouro, é considerado ideal e mais comum na fabricação de anéis; o de 14k, que possui menos pureza (58%), é o mais barato.

“O ouro é o metal mais popular para a cor das alianças por uma razão muito clara: como é um metal nobre, a garantia de durabilidade desse investimento é para toda a vida”, explica Juliana Gallo, vice-presidente para América Latina e Índia do grupo The Knot World Wide, do qual faz parte a marketplace Casamentos.com.br. 

Misturas de metais é alternativa (nem sempre mais econômica) ao ouro

As misturas de metais também são uma forma de conciliar durabilidade e beleza do material. “Por motivos de gosto e custo, muitos casais optam pelo ouro branco ou o ouro rosé. Eles trazem menos ouro na sua composição e misturado com outros metais apresentam novas tonalidades”, explica Aline Scarso, responsável de Comunicação de Casamentos.com.br. 

O ouro branco, por exemplo, é obtido através de uma mistura de ligas metálicas – platina e paládio – o que torna a peça resistente e durável. A joia recebe ainda um banho de ródio para um prateado mais brilhante e requer uma maior manutenção. Nem sempre é uma opção mais barata que a aliança de ouro tradicional.

Já o ouro rosé é conseguido através da mistura do ouro puro com a prata e o cobre. Por levar uma mistura de metais, o casal que optar por essa cor se deparará com uma diferença de preço quando comparados ao ouro e ouro branco. O metal, entretanto, não é recomendado para pessoas alérgicas ao cobre.

“Outras opções são as alianças de prata, platina, titânio e tungstênio. Há muitos modelos no mercado com esses metais que, em geral, são mais econômicos como a prata, o zircônio preto e o carboneto de tungstênio”, explica Scarso. A platina, por sua vez, é classificada como metal nobre e mais raro que o ouro e a prata.

Medidor facilita acertar o tamanho do anel

De acordo com pesquisa com 2 mil casais feita em maio de 2022 pela marketplace, oito de cada 10 casais considera ser importante ter um anel no momento do pedido de casamento. Oito de cada 10 também afirmaram que gostariam de receber um pedido surpresa. 

Atualmente existem poucas soluções rápidas e discretas para descobrir o tamanho do dedo anelar de uma das pessoas do casal e, assim, manter a surpresa do pedido. O mais comum é pegar um anel pertencente a seu parceiro e levar até o ourives ou à joalheria para descobrir o tamanho do dedo. 

Para evitar esse deslocamento e ainda manter a surpresa, Casamentos.com.br lançou uma ferramenta que define o tamanho do anel com a ajuda de um medidor. A ferramenta está disponível gratuitamente, a partir de um computador ou de um smartphone.

O primeiro passo é colocar uma moeda na frente de qualquer tela para calibrar a ferramenta de medição. Uma vez feito isso, basta ajustar o cursor virtual sobre um anel emprestado de seu parceiro e em apenas alguns minutos, o usuário poderá descobrir o tamanho.

Quando evitar usar as alianças?

É fato que as alianças de casamento normalmente são produzidas com metais bem resistentes, mas ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados para evitar amassá-las, riscá-las ou interagí-las com produtos químicos. Há casos em que é melhor guardar a joia em um local seguro ou até mesmo fazer um seguro para o anel de noivado e a aliança.

Ocasiões em que é mais do que recomendável tirar a aliança do casamento são na hora do banho, ao lavar as mãos ou passar álcool em gel, quando for à praia ou piscina e durante o exercício físico ou atividades domésticas. Isso porque o contato com as substâncias que podem interagir maleficamente com o metal da joia. Na água, também há a possibilidade de perder a joia, já que o dedo fica escorregadio e a aliança pode cair dele.

A prata, ainda, pode escurecer ao sofrer reações químicas com o enxofre, elemento encontrado na poluição, nos produtos químicos e de beleza, e até mesmo na transpiração.

Sobre a Casamentos.com.br: Portal nupcial que faz parte do grupo The Knot WorldWide cujo objetivo é ajudar noivos a organizar o dia mais feliz das suas vidas. Com presença internacional, o grupo criou uma comunidade nupcial e dispõe de uma base de dados detalhada com mais de 700.000 profissionais do setor nupcial e oferece aos casais ferramentas para preparar a sua lista de convidados, administrar o orçamento, encontrar fornecedores, etc. The Knot WorldWide opera em 16 países através de diferentes domínios como Casamentos.com.br, Bodas.net, WeddingWire.com, TheKnot.com, Matrimonio.com, Mariages.net, Casamentos.pt, Bodas.com.mx, Matrimonio.com.co, Matrimonios.cl, Casamientos.com.ar, Matrimonio.com.pe, Hitched.co.uk, Hitched.ie, Casamiento.com.uy, WeddingWire.ca e WeddingWire.in.