Prestex investe em tecnologia para rastrear cargas
Prestex investe em tecnologia para rastrear cargas

De pequenas peças para insumos ou ampolas de medicamentos até um home care completo de UTI ou um grande maquinário para indústria da transformação. O transporte de cargas pelo modal aéreo emergencial é um dos mais estratégicos do país pela segurança e agilidade. Geralmente significa milhões em deslocamento, além da continuidade de uma produção, ou do abastecimento de um produto. Neste sentido, acompanhar cada km percorrido torna-se fundamental e a tecnologia na rastreabilidade é uma grande aliada nesta confiabilidade.

Rastreamento e segurança de carga são aspectos indispensáveis na logística moderna, pois garantem a transparência e a integridade das mercadorias no processo de transporte e distribuição. Pensando nisso, a Prestex, empresa especializada em logística emergencial aérea B2B, desenvolveu um sistema próprio de rastreamento que permite que o cliente acompanhe na palma da mão cada etapa de sua carga. 

O sistema da Prestex permite que o cliente visualize todas as etapas de sua carga via app, computador ou tablet. Desde 2009 a empresa vem investindo em novas tecnologias, sendo uma das pioneiras no país a ter um app de rastreamento de cargas. 

“O rastreamento das nossas cargas é comandando pelo nosso departamento Operacional. Combinamos uma arquitetura em nuvem AWS para hospedar nossos sites, inclusive o de rastreamento, onde temos um alto fluxo de transações diariamente”, explicou o CEO e fundador da Prestex, Rodrigo Lizot. 

De acordo com Lizot, para manter a eficiência dos serviços, a Prestex utiliza tecnologia de ponta. “Dessa maneira garantimos a segurança e eficiência, priorizando a alta performance. Nossa preocupação não é somente entregar, mas também informar”, disse. Pelo sistema é possível checar a localização em tempo real, alertas de movimentação de carga, controle de velocidade, alerta de desvio de rota, indicadores de falhas e previsão precisa de entrega.

Medicamentos – Lizot explica, ainda, que alguns tipos de cargas demandam cuidados adicionais como, por exemplo, os medicamentos. “Neste caso, a rastreabilidade começa já na etapa de produção, quando cada produto recebe uma identificação única.” Ao longo do percurso, os medicamentos são monitorados e registrados em cada etapa, desde que deixam o fabricante até a chegada ao destino.

SAP – Recentemente, o departamento financeiro da empresa também passou por modernização com a implantação do SAP Business One com a b2finance, permitindo que os processos contábeis, fiscais e de folhas de pagamento se tornassem mais eficientes. 

“Estamos sempre investindo em tecnologia para melhor atender nossos clientes. Temos como lema redefinir a logística e é isso que estamos fazendo”, finalizou o CEO da Prestex, Rodrigo Lizot.