Bett 2023 traz Inteligência Artificial para professores
Bett 2023 traz Inteligência Artificial para professores

Em sua 28ª edição no Brasil, a Bett 2023 ocorre entre os dias 9 e 12 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento contará com muitas novidades pensadas para ampliar as oportunidades de conexão e fortalecer o diálogo e a colaboração entre a comunidade de educação. A visitação é gratuita, porém, é necessário realizar um cadastro no site do evento.

Realizada anualmente, a Bett é uma das principais feiras de educação do mundo. No evento, os expositores, nacionais e internacionais, oferecerão atividades e experiências para o público visitante, com demonstração de produtos, serviços e soluções que devem chegar às salas de aula de todo o país nos próximos anos.

Na edição passada, a Bett Brasil reuniu mais de 270 empresas, 26 startups de tecnologia educacional e mais de 29 mil participantes da comunidade educacional, e a edição de 2023 promete ser ainda maior. Educadores, alunos e inovadores vêm à Bett Brasil em busca de inspiração, discutir o futuro da educação e descobrir produtos e soluções para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem.

Nesse ano, surgiu um debate entre educadores sobre Inteligência Artificial, movimento exacerbado por ferramentas como o ChatGPT, um recurso de Inteligência Artificial que simula a linguagem humana. Neste contexto, o impacto da IA na educação é um dos assuntos mais discutidos por professores e instituições de ensino. Para promover uma demonstração prática da capacidade benéfica deste tipo de tecnologia para a educação, será abordado o uso da Inteligência Artificial, aliada aos conhecimentos e experiências dos professores, para elaborar questões e avaliações.

Segundo Rafael Lima, CEO do Pruvo, “A Inteligência Artificial é uma ferramenta que pode ser utilizada até mesmo para ajudar os professores na elaboração de questões e avaliações. Através de integração com o Google Forms, as avaliações criadas por I.A. podem ser exportadas para diferentes formatos, como DOC e PDF. Juntamente com a possibilidade de correção automática de gabaritos, a inteligência artificial pode simplificar e agilizar o processo de avaliação. É importante ressaltar que, embora a tecnologia possa ser uma grande ajuda para os professores, ela não substitui o trabalho humano, pelo contrário, libera tempo dos profissionais para ações que necessitam da interação e sensibilidade.” 

A elaboração de questões e avaliações é uma tarefa conhecida por demandar um tempo e um esforço considerável dos docentes. Nesse contexto, a Inteligência Artificial é capaz de automatizar e simplificar tanto a criação quanto a correção de provas, criando questões e avaliações em segundos. Com o olhar crítico do professor, as perguntas e respostas podem ser avaliadas, corrigidas e refinadas, proporcionando maior aproveitamento do tempo e da expertise do profissional da educação.

“A Inteligência Artificial é capaz de gerar questões com diferentes níveis de dificuldade, característica que pode ajudar a personalizar as provas para diferentes perfis de alunos ou turmas. Desta forma, a inteligência artificial se torna uma ferramenta útil e inovadora para os professores que buscam simplificar e agilizar o processo de avaliação, ao mesmo tempo em que mantêm o foco em suas atividades principais de ensino.”, finalizou Lima.

O uso da Inteligência Artificial ainda está em estado inicial e causa, assim como qualquer nova tecnologia disruptiva, estranheza, porém, ferramentas como esta podem ser uma aliada não somente dos professores como também dos alunos, em estratégias que irão dinamizar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O Pruvo AI estará disponível na Bett 2023 para que os professores tenham a oportunidade de testar a plataforma e verificar os benefícios da Inteligência Artificial para a educação.