Sua Alteza, Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro Ministro dos EAU e Governador de Dubai, inaugurou o maior projeto de energia solar concentrada (CSP) do mundo, na 4a fase do Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum em Dubai.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231207582946/pt/

Largest CSP project in the world inaugurated in Dubai (Photo: AETOSWire)

Largest CSP project in the world inaugurated in Dubai (Photo: AETOSWire)

Sua Alteza, Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum disse: “Os EAU têm uma visão clara de se transformar em uma das nações mais sustentáveis do mundo. Nossa jornada rumoàsustentabilidade é abrangente, envolvendo projetos avançados de energia limpa em diversas fontes renováveis e soluções inovadoras integradas em várias esferas da economia e da sociedade. O Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum está no centro de Dubai e do compromisso dos EAU de criar uma infraestrutura de classe mundial para sustentabilidade e uma base sólida para construir um futuro compatível ao meio ambiente.”

A quarta fase de 950 MW cobre uma área de 44 km². Utiliza 3 tecnologias híbridas: 600 MW de um complexo de bacia parabólica, 100 MW da torre CSP e 250 MW de painéis solares fotovoltaicos. Construído com um investimento de AED 15,78 bilhões, usando o modelo de produtor independente de energia (IPP), o projeto apresenta a torre solar mais alta do mundo, com 263,126 m, e a maior capacidade de armazenamento de energia térmica com capacidade de 5.907 MWh, segundo o Guinness World Records. O projeto conta com 70 mil heliostatos que rastreiam o movimento do sol.

Sua Excelência, Saeed Mohammed Al Tayer, MD e Diretor Executivo da Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (DEWA), explicou que o projeto irá fornecer energia limpa e sustentável a cerca de 320.000 residências. Irá reduzir as emissões de carbono em cerca de 1,6 milhões de toneladas anuais, melhorando a posição de Dubai como um centro de liderança mundial em energia limpa e renovável e em ação climática. Al Tayer elogiou os esforços de parceiros da DEWA em implementar este projeto pioneiro conforme os mais elevados padrões internacionais, e empregar as mais avançadas tecnologias. Um consórcio liderado pela DEWA e pela ACWA Power da Arábia Saudita estabeleceu a Noor Energy 1 como uma empresa de projetos para conceber, definir e operar a quarta fase do Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum. A DEWA mantém uma participação de 51% na empresa, a ACWA Power mantém 25% e o Fundo Chinês da Rota da Seda mantém 24%.

Fonte: AETOSWire

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Shaikha Almheiri

DEWA

+971552288228

shaikha.almheiri@dewa.gov.ae

Fonte: BUSINESS WIRE